É possível usar HDMI com uma porta óptica?

Escrito por richard asmus | Traduzido por bráulio borges barreiros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
É possível usar HDMI com uma porta óptica?
Conecte o vídeo com HDMI e o som com fibra óptica (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Conexões HDMI possuem a capacidade de conduzir sinais de áudio e vídeo. No entanto, para alguns aplicativos domésticos de entretenimento, será preciso enviar sinais de vídeo em um cabo HDMI e de áudio, por fibra óptica. É possível usar uma conexão HDMI e uma óptica ao mesmo tempo, mas você não pode fazer uma conexão física entre os dois formatos.

Outras pessoas estão lendo

HDMI

A tecnologia de interface de multimídia de alta definição (em inglês, High-Definition Multimedia Interface -- HDMI) faz uma conexão de cabo único entre sistemas de dispositivos domésticos de entretenimento, como receptores de satélite, aparelhos de DVD e Blu-ray, receptores AV, computadores e aparelhos de TV de alta definição. Muitos dispositivos também usam outros formatos de entrada e saída para permitir a versatilidade do sistema, incluindo portas para fibra óptica de áudio. Em muitos casos, os usuários precisam fazer várias conexões com diferentes formatos, devido às características do equipamento, de arranjos ou de um número limitado de portas de entrada ou de saída em determinado aparelho.

É possível usar HDMI com uma porta óptica?
Cabos HDMI conduzem os sinais de áudio digital, vídeo e controle (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Fibra óptica de áudio

A fibra óptica nos sistemas domésticos de entretenimento conduz primeiramente sinais de áudio para a transmissão de sinal digital. Os sinais ficam livres de corrente alternada ou dos ruídos de 60 Hz causados pela ligação inadequada entre a fonte de áudio e os amplificadores que enviam energia para as caixas de som, porque os cabos não funcionam com partes de metal. Os amplificadores de áudio mais recentes e os receptores AV para sistemas de som "surround" possuem portas HDMI e ópticas, mas os modelos mais antigos podem somente ter as opções de cabo coaxial e óptico. Para um desses modelos e uma TV HD com entrada HDMI, será necessária uma conexão dupla.

Dupla conexão de DVD

Para um aparelho de DVD ou de Blu-ray com uma saída HDMI e uma porta óptica, conecte o som ao amplificador e o vídeo à TV pela saída HDMI diretamente do reprodutor de mídias ao televisor. Conecte o DVD ao amplificador de áudio com o cabo de fibra óptica. Se o reprodutor enviar o som para as duas saídas simultaneamente, abaixe o volume da televisão. No entanto, pode haver uma opção para desligar o som da conexão HDMI. Veja o manual do seu aparelho de DVD, para mais detalhes.

Conexão de saída óptica de TV HD

Se fizer somente uma conexão HDMI para a televisão HD a partir de um aparelho de DVD ou outra fonte que forneça som surround, os sinais entrarão na TV, mas pode somente ter dois alto-falantes. Se tiver conectores de saída de áudio, conduzirá todos os canais que entraram no cabo HDMI. Conecte a saída óptica da televisão HD à entrada óptica do amplificador, para enviar os sinais de áudio para os alto-falantes de som surround.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível