×
Loading ...

É possível lixar cantos ásperos em cerâmica?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Cantos ásperos ou quebrados em azulejos de cerâmica podem ficar afiados. Particularmente, os quebrados não serão apenas afiados, mas serrilhados, o que em seu propósito, torna necessário um processo de homogenização -- se não por segurança, pela estética. Quando for lixar ou cortar material cerâmico, é importante ser cuidadoso e proteger os olhos.

Material cerâmico pode ser homogenizado se tiver cantos pontiagudos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Lixando manualmente

Quanto mais áspero o canto da cerâmica, mais baixa tem de ser a granulação da lixa necessária para o conserto. Use uma lixa 60 ou 80 para cantos foscos ou com serrilhado plano no caso de quebra do azulejo. Uma vez que a borda esteja embrutecida, use uma lixa 200 e depois uma 400 para polir o canto.

Loading...

Lixando com ferramentas

Você pode obter bons resultados com uma lixadeira rotativa em curvas ou com uma lixadeira de cinta em cantos planos. Esse processo também começa com uma lixa de granulação menor, mas você deve ser cuidadoso para não lixar demais, já que o trabalho é feito mais rapidamente. Aplique uma pressão suave quando usar ferramentas, checando a borda depois de cada movimento. Quando o canto afiado for removido, comece a polir com uma lixa 200 e depois uma 400, como se faz no processo manual.

Limando o canto

Muitos tipos de limas são feitos para lixar cerâmica. Por serem montadas em um manete, elas dão melhor controle do que a lixadeira elétrica. Limas são perfeitas para cantos curvos, e podem ser encontradas em diversas granulações.

Métodos alternativos

Em uma emergência, qualquer pedaço ou bloco de cimento pode ser usado para lixar um canto de um azulejo cerâmico. Você precisa segurar o azulejo e esfregar contra o bloco, mas isso só funciona para cantos retos. De qualquer modo, é um modo efetivo de remover os cantos afiados e potencialmente perigosos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...