×
Loading ...

É possível misturar tinta foscas com tinta semibrilho

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Tintas foscas e tintas semibrilho podem ser misturadas, resultando em um acabamento acetinado ou casca de ovo, dependendo da quantidade misturada. É grande o número de tintas que podem ser misturadas, mas em certos casos isso não dará certo.

Há várias maneiras de se pintar uma parede (Image Source/Digital Vision/Getty Images)

Tipos

Geralmente não há problemas em misturar tintas, desde que elas tenham a mesma base. É possível misturar tintas à base d'água entre si e tintas à base de óleo entre si, mas tentar misturar uma com a outra vai dar tão certo quanto misturar água e óleo. É possível misturar tintas para interiores e exteriores, mas geralmente isso não é recomendável, a não ser que se esteja pintando o interior de uma cabana ou outro espaço em que a funcionalidade não seja tão importante. Nunca use tinta para exteriores na parte de dentro e a tinta para interiores na parte de fora, não importa qual seja o brilho, pois em nenhum dos casos dará certo. É possível misturar tintas de marcas diferentes, desde que as bases sejam compatíveis.

Loading...

Considerações

Misturar tinta fosca com semibrilho (ou semibrilho com cetim, ou fosca com casca de ovo, ou qualquer mistura) vai funcionar melhor se a mistura for muito bem feita. Despeje ambas as tintas em um recipiente limpo e misture com uma madeira ou até mesmo com uma furadeira elétrica com ponta de mistura. Não misturar completamente a tinta pode resultar em diferenças visíveis de brilho entre pinceladas e passadas de rolo. Garanta que exista tinta suficiente para seu projeto, pois a sua mistura não poderá ser adquirida em uma loja, então replicá-la perfeitamente pode ser impossível.

Aviso

Enquanto misturar tinta semibrilho com tinta fosca pode proporcionar uma superfície mais lavável do que apenas a tinta fosca, mas não presuma que esse será o resultado. Todas as tintas são cuidadosamente formuladas para desempenharem sua função se aplicadas de acordo com as instruções do fabricante, então misturar dois produtos não necessariamente resultará em uma superfície mais lavável, apenas mais brilhante. A qualidade da tinta é muito importante.

Função

Usar tinta para interiores em superfícies externas, mesmo quando misturada com tinta exterior com qualquer textura, é garantia de que a pintura não vai durar. Tintas para exterior não funcionam em superfícies interiores porque não são feitas para ser limpas, além de terem compostos orgânicos voláteis, o que significa que elas irão emitir vapores nocivos por semanas até se assentar. Cada tipo de tinta foi desenvolvido com uma função em mente, desde a tinta fosca para tetos até a tinta de alto brilho para acabamento. Misturar ambas irá anular as funções pretendidas. O resultado pode até ter boa aparência, mas a performance pode ficar abaixo do pretendido.

Opinião do especialista

Misturar tintas não é uma ciência e sim uma arte. Muito depende do tipo e da qualidade das tintas utilizadas. Misturar 5 litros de tinta barata para tetos com 5 litros de tinta de semibrilho para acabamento muito provavelmente vai resultar em um brilho diferente do que misturar 5 litros de tinta fosca de qualidade com a mesma tinta de acabamento. Muito depende dos ligantes usados, da quantidade de óxido de titânio em cada tinta e dos aditivos usados para nivelar e para proteger contra o limo.

Loading...
Loading ...
Loading ...