Mais
×

É possível mudar o tamanho de um anel de prata?

Atualizada April 17, 2017

Anéis de prata de lei são duráveis e bonitos quando polidos com um acabamento espelhado, porém muitas pessoas compram anéis online ou em lojas físicas que não servem perfeitamente. Na maioria das vezes, joalheiros podem ajustar o tamanho de seu anel de prata, mas alguns não poderão ser modificados. Saiba os fatos sobre seu anel antes de comprar um.

A maioria dos anéis de prata de lei podem ser ajustados (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Anel de prata ajustável

A prata de lei é facilmente ajustada por causa de seu baixo ponto de fusão. Para ajustar o anel, o joalheiro irá derretê-lo e soldá-lo novamente no tamanho apropriado.

Limites

A maioria dos anéis podem ser ajustados, mas há um ponto em que os joalheiros não irão fazer o ajuste. Se você precisar aumentar mais de um tamanho, os joalheiros não o farão, pois a integridade do anel estará em jogo. Da mesma forma, um anel de prata de lei só poderá ser modificado uma única vez, ou a integridade do metal será comprometida. Peça para um joalheiro medir seu dedo antes de comprar um anel.

Retoque

Mesmo sendo relativamente fácil ajustar anéis de prata de lei, ainda há um certo risco envolvido e alguns joalheiros preferem não trabalhar com o metal. O processo de retoque que faz com que o anel fique uniforme exige um equipamento especializado que nem todos possuem.

Prata de lei com pedras preciosas

Anéis de prata de lei com pedras preciosas podem ser mais difíceis de ajustar e, em alguns casos, eles não podem ser ajustados. Anéis que possuem fileiras de pedras ou diamantes não podem ser modificados, pois o processo de derretimento e depois de solda pode fazer com que as pedras caiam.

Brilho

Depois que o anel foi ajustado, ele pode perder seu acabamento original, mas geralmente é imperceptível. Há uma chance de que o ajuste do anel possa torná-lo menos durável ou mais propenso a deformação e alargamento.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article