É possível perder a barriga usando uma máquina elíptica?

Escrito por julia derek | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
É possível perder a barriga usando uma máquina elíptica?
É possível perder a barriga usando uma máquina elíptica? (Elliptical machine, Stock Photo/photos.com; Plank Exercise, Stock Photo/photos.com)

A máquina elíptica rapidamente ganhou popularidade em diversas academias no mundo. Se você usá-la corretamente, com frequência e por um período de tempo prolongado, é provável que perca peso e faça um bom exercício cardiovascular. Mas será que isso ajuda a perder a barriga?

Outras pessoas estão lendo

O que é uma máquina elíptica?

A máquina elíptica (também conhecida como Step) é uma máquina de exercícios estacionária que simula os movimentos das pernas de alguém que está correndo ou caminhando. As placas de apoio dão suporte aos pés do indivíduo ao longo de todo o movimento. É uma boa alternativa para pessoas que não querem ou não podem participar de exercícios de alto impacto. A intensidade pode ser ajustada conforme o desejado. Além das placas de apoio, muitas máquinas elípticas têm alças para os braços. De acordo com o site "Ellipticaltrainers.com", "como ela inclui o exercício da parte superior do corpo (30 % dele), os resultados serão mais eficientes." Larry D. Miller inventou a máquina elíptica e a patenteou em 2004. Ela também é conhecida como aparelho elíptico ou simplesmente elíptica.

A elíptica e o aumento da massa muscular

A máquina elíptica é projetada para realizar exercícios cardiovasculares, e não para aumentar a massa muscular e a força. O aspecto mais importante para perder a barriga é fortalecer os músculos da região abdominal. Quando um músculo é fortalecido, ele fica firme. Ao contrário da crença popular, você precisa trabalhar a região abdominal profunda e o músculo transverso abdominal - também chamado de "core" - ao invés do rectus abdominus, uma vez que esta é a parte superficial do músculo, conhecida como o "six-pack". Os exercícios de Pilates são eficazes para perder a barriga, pois eles exercitam bem o músculo transverso abdominal.

É possível perder a barriga usando uma máquina elíptica?
Exercício de flexões

A elíptica e os exercícios de "core"

Você pode usar a elíptica para fortalecer os músculos do "core", embora você tenha mais chances de obter melhores resultados se fizer também alguns exercícios abdominais tradicionais, como flexões. A maneira de exercitar o "core" usando a elíptica é simplesmente não segurar as barras da máquina, que podem ser estacionárias ou móveis e são projetadas para que você se apoie nelas enquanto move as pernas. Assegure-se de que seu "core" seja exercitado, movendo o umbigo em direção a sua coluna e sempre ficando em pé na máquina elíptica.

Barriga firme

Há três fatores a serem considerados quando você deseja perder a barriga. Primeiro, você precisa garantir que sua dieta seja saudável e baixa em calorias. Em segundo lugar, você deve fazer exercícios que envolvam todas as partes do corpo pelo menos duas vezes por semana, de modo a desenvolver os músculos. Três ou quatro vezes por semana é ainda melhor. Esses exercícios aumentarão a massa muscular em todo o corpo, o que vai ajudar a manter seu metabolismo alto. Um metabolismo alto queima mais calorias. Finalmente, certifique-se de que sua gordura corporal seja baixa o suficiente para que os músculos abdominais fiquem firmes e visíveis, e não escondidos sob uma camada de gordura.

A elíptica e a barriga firme

A máquina elíptica pode ajudá-lo a obter uma barriga firme, uma vez que exercícios cardiovasculares são importantes para reduzir seu percentual de gordura corporal. Quanto mais pesado você for, mais exercícios cardiovasculares devem ser feitos. Como a elíptica é um exercício de baixo impacto, ela não força muito as articulações. Isso significa que ela é especialmente boa para pessoas mais pesadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível