Mais
×

É possível que periquitos machos e fêmeas briguem entre si?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os periquitos são aves relativamente pacíficas, mas às vezes eles brigam entre si. Seja por território, ou porque um periquito está com medo do outro, ou apenas porque uma ave está irritada, as brigas podem afetar a saúde de seus animais de estimação. Se você puder prever a probabilidade de seus periquitos decidirem ter uma briga, você vai melhorar suas chances de ter uma gaiola feliz. Um método consiste em prestar atenção ao sexo de seus animais.

Os periquitos fêmeas são mais propensos a ser territoriais que os machos (light blue cockatiel image by Ken Marshall from Fotolia.com)

Significado

O combate entre periquitos podem ser mínimos ou escandalosos. Os periquitos problemáticos podem estressar as outras aves de sua gaiola, causando arrancadas penas, baixo peso e problemas de saúde. Verifique seus periquitos regularmente para se certificar de que eles estão todos em condições aceitáveis​​. Fique de olho em todas as brigas para se certificar de que elas não saiam do controle.

Função

As brigas, sejam entre os membros do mesmo sexo ou de sexos opostos, servem a um propósito. Os periquitos precisam estabelecer uma "hierarquia" entre os companheiros de gaiola. Na natureza, estas aves vivem em enormes bandos de centenas ou mesmo milhares. Estabelecer a ordem social os ajuda a ficar mais felizes a longo prazo, mas pode haver algumas brigas ao longo do caminho. Nem todas as brigas são sérias, algumas estão apenas ajudando a estabelecer a ordem social.

Considerações

Os periquitos fêmeas são mais propensos a ser territoriais do que os machos, apesar de esses últimos às vezes brigarem por espaço na gaiola. Essas aves consideram a gaiola como um local de nidificação e a protegem contra invasores. As brigas entre aves do mesmo sexo são mais propensas do que as brigas entre periquitos do sexo oposto, no entanto. Os machos geralmente brigam pela atenção de uma fêmea na mesma gaiola. Algumas fêmeas muito territoriais tentarão afastar qualquer periquito que elas encontrarem, até mesmo os machos.

Cuidados

Os periquitos territoriais ou estressados ​​podem não parar de morder um ao outro e puxar suas penas. Eles também podem estender seus comportamentos territoriais para você. O simples abrir da porta pode fazer com que um periquito te morda. Se os animais estiverem brigando, se aproxime da gaiola lentamente e nunca tire a ave para fora da gaiola. Em vez disso, permita que o seu periquito saia por conta própria e pare em sua mão. A maioria dos periquitos territoriais são bastante dóceis fora da gaiola.

Considerações

A briga é mais provável de acontecer quando você introduz um novo periquito, em vez de ocorrer entre as aves que se conhecem há mais tempo. Introduza novos periquitos em suas próprias gaiolas separadas. Abra as duas gaiolas para deixar que as aves se conheçam umas às outras. Somente quando elas se tornaram capazes de lidar com a presença umas das outras, você deve permitir que eles compartilhem uma gaiola maior. Inclua dois pratos de comida e de água e dois de cada brinquedo para desencorajar as brigas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article