É possível remendar um tijolo rachado?

Escrito por rachel murdock | Traduzido por victor ferreira
É possível remendar um tijolo rachado?
Rachaduras em tijolos podem ser remendadas de várias maneiras (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Tijolos rachados podem ser um sinal de sérios problemas em um muro ou em uma casa, mas também podem significar um assentamento inofensivo ou um único tijolo fraco. Depois de ter resolvido problemas de tensão ou determinado de que não há nenhum grande problema estrutural, você pode restaurar os tijolos quebrados, de maneira que eles fiquem praticamente novos.

Remendar

Para remendar um tijolo rachado, misture argamassa e corante para combinar o máximo possível com a cor original do tijolo. Corantes para argamassa comerciais podem ser encontrados em lojas de concreto ou de construção em geral. Espalhe a argamassa sobre o tijolo rachado ou lascado e deixe secar. Esse método funciona melhor para tijolos que ficam no alto do muro ou em lugares que não podem ser facilmente inspecionados de perto pela maioria dos transeuntes, já que é difícil de se obter a cor exata. Além do mais, o remendo não dura tanto quanto o tijolo original e terá que ser refeito com o tempo.

Selante de silicone

Um tubo de selante de silicone transparente é, geralmente, uma boa solução para pequenas rachaduras em um tijolo. Coloque o silicone em um tubo de calafetagem e aplique-o profundamente na rachadura. Encontre um tijolo extra e raspe um pouco do pó ou raspe dentro da rachadura antes de preenche-la. Logo depois de selar a rachadura, assopre o pó de tijolo no silicone, o remendo irá se misturar com a parede. Para rachaduras um pouco maiores, use uma barra de apoio flexível e selante de alvenaria. Não use silicone ou outro tipo de encalce em tijolos antigos, que são mais porosos, pois isso pode fazer com que eles rachem mais.

Argamassa e reboco

Grandes rachaduras devem ser preenchidas aos poucos, com uma mistura de argamassa e reboco. Limpe bem a rachadura e escove-a com uma escova de aço para remover qualquer detrito. Use a mesma proporção de argamassa, reboco e água em cada dia. Bloqueie a parte frontal da rachadura para que a mistura não escorra, então, com um funil e um pedaço de tubo de borracha, aplique reboco diluído na rachadura. Deixe secar por um dia antes de adicionar mais, repita esses passos todo dia até que a rachadura esteja completamente preenchida. Para finalizar, use uma tinta de concreto que seja da mesma cor dos tijolos e retoque as áreas remendadas.

Substituir

Se você construiu um muro de tijolos, um caminho ou uma casa recentemente, você poderá substituir os tijolos. O jeito mais simples e atraente de se restaurar um tijolo quebrado é, simplesmente removê-lo do lugar, remover a argamassa em volta dele e substituir, tanto o tijolo, como a argamassa.