Mais
×

É possível tingir tecido com corante alimentício?

Atualizado em 13 abril, 2018

Só é possível tingir tecidos com corante alimentício se ele atender a determinados requisitos. Tingir com esse tipo de corante, gelatina ou sucos em pó inclui alguns passos a mais do que se você fosse usar tintas comerciais feitas para o uso específico em tecido.

É possível tingir tecido com corante alimentício? (Chrissy Hampton/Demand Media)

Fibras

Use corante alimentício em fibras de proteínas naturais. Lã, seda, caxemira ou fibras de outro animal são exemplos. Não é possível tingir tecidos sintéticos (exceto o náilon) ou fibras de algodão com esse tipo de corante.

Fibras (Chrissy Hampton/Demand Media)

Preparando o corante

Você precisará preparar o corante com uma fórmula extra-ácida. A maioria deles recomenda deixar o tecido de molho em uma solução de 1/4 de xícara de vinagre e 1/4 de água por cerca de meia hora a uma hora antes de adicionar o corante.

Preparando o corante (Chrissy Hampton/Demand Media)

Calor

Esquente a mistura de vinagre, corante e água. Isso pode ser feito fervendo-os no fogão ou micro-ondas durante cinco a dez minutos, ou você pode deixar a mistura em um saco plástico em um lugar ensolarado durante o dia.

Acrescentando calor (Chrissy Hampton/Demand Media)

Lave e reaqueça

Lave o tecido na água fria até que fique completamente limpo. Aqueça-o novamente em mais corante e lave-o para garantir que o tecido absorveu o máximo de cor possível.

Lave e reaqueça (Chrissy Hampton/Demand Media)

Cuidados

Deixe-o secar completamente. Lave a peça de roupa separadamente em água fria durante as primeiras lavagens para garantir que a cor fixará.

Cuidados (Chrissy Hampton/Demand Media)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article