Mais
×

É possível utilizar fluido de transmissão na direção hidráulica?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A manutenção do seu carro pode ser complicada às vezes. Esqueça cintos universais. Tudo tem o seu cinto específico. Se algo der errado na parte eletrônica, você pode estar em apuros. Ainda tem o óleo, os fluidos da transmissão, da direção hidráulica, do freio e do para-brisa. Todos são diferentes e possuem, aparentemente, finalidades diferentes. Mesmo não estando claro no manual do usuário, os fluidos da transmissão e da direção hidráulica são praticamente a mesma coisa.

Carro da Honda

Fluido da transmissão

Um fluido de transmissão limpo é vermelho, mas com o uso pode se tornar mais escuro, chegando a ficar laranja. Se estiver com problemas para acelerar, provavelmente é um problema relacionado a vazamentos ou um baixo nível dos fluidos. Verifique os níveis enquanto o motor estiver ligado. Os reservatórios estão geralmente marcados com uma vareta colorida com uma alça em forma de anel.

Fluido da direção hidráulica

Esse fluido permite uma fácil mudança de direção do carro. Ele é geralmente claro, mas pode se tornar vermelho ou marrom com o tempo. Se o carro estiver fazendo barulhos estranhos quando realiza curvas fechadas, pode ser hora de verificar o nível desse fluido. O reservatório está geralmente no motor, no mesmo lado do motorista. Verifique o nível com uma vareta enquanto o motor estiver desligado. Se for necessário adicionar fluido, tenha cuidado para não encher demais, pois pode ocorrer vazamentos quando o motor esquentar.

Alternando entre o fluido de transmissão e o da direção hidráulica

Alguns carros (Fords) usam fluidos de transmissão na direção hidráulica pois esses líquidos são essencialmente a mesma coisa. O da transmissão tem uma coloração diferente adicionada para que ele possa ser identificado em caso de vazamento. Alguns carros (Hondas) necessitam de um fluido de direção hidráulica específico. Verifique o seu manual do usuário para ter certeza de que não há problemas em usar o fluido de transmissão para as duas funções.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article