×
Loading ...

É possível usar verniz à base de óleo sobre tinta à base de água?

Atualizado em 17 abril, 2017

As tintas à base de água, como as acrílicas e as látex, são aconselháveis por serem mais seguras e secarem muito mais rápido do que os tipos à base de óleo, além de não ser necessário usar solventes tóxicos para limpá-las. Embora as tintas à base de água sejam bastante duráveis, elas duram mais se forem devidamente protegidas com um acabamento, como verniz. No entanto, nem todos os vernizes são adequados para um projeto.

A tinta látex para casa é feita a partir de polímeros sintéticos, não látex real (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Verniz à base de oléo

Os vernizes à base de óleo são formados a partir da mistura de óleo e resina, e a secagem é por evaporação. Eles secam lentamente, e muitas vezes são usados ​​como uma alternativa à goma laca, que é um pouco perigosa e muitas vezes não é adequada para um amador ou quem trabalhe por hobby. Existem três tipos básicos de verniz à base de óleo. A resina fenólica é feita a partir de uma mistura de fenol (um material plástico) e formaldeído. Já a resina alquídica é feita a partir de uma mistura de resina de poliéster, álcool e ácido e é o menos barato dos vernizes à base de óleo. Por fim, o poliuretano também é considerado um verniz à base de óleo e é conhecido por sua alta durabilidade.

Loading...

Acrílico e látex

Embora existam outras tintas à base de água, tais como guache e aguarela, as tintas acrílicas e látex são os tipos mais comuns usados ​​para pintura de casas e móveis. As tintas acrílicas e de látex são ambas formadas a partir de polímeros sintéticos e podem ser diluídas com água. No entanto, existem diferentes tipos de polímeros que são utilizados no látex e no acrílico. Os polímeros acrílicos têm a qualidade mais alta, e uma tinta que é 100% de polímero acrílico é uma tinta de ótima qualidade. Tintas látex para a casa são tipicamente de 20% acrílico e 80% vinil.

Misturando água e óleo

Produtos à base de óleo e produtos à base de água, normalmente, não funcionam bem juntos. Em particular, pinturas com acrílicos sobre óleos geralmente têm resultados ruins. Isso ocorre principalmente porque os tempos de secagem dos dois produtos são diferentes. Por exemplo, tintas acrílicas não devem ser usadas ​​sobre as tintas à base de óleo. Uma tinta a óleo pode parecer seca, mas na verdade continua a secar ao longo de vários anos. Portanto, forma uma ligação fraca com a tinta acrílica se esta for aplicada por cima dela. No entanto, a tinta acrílica seca muito rapidamente e é um pouco porosa, de modo que uma tinta à base de óleo pode ser aplicada sobre o acrílico.

Como usar verniz à base de óleo

Um verniz à base de óleo pode ser aplicado sobre tinta acrílica com facilidade, se ela já estiver completamente seca. O verniz de poliuretano geralmente é a melhor escolha para isso. No entanto, vernizes à base de óleo costumam ter uma tonalidade âmbar natural e muitas vezes tornam-se mais amarelos ao longo do tempo. Isso poderá distorcer as cores do item pintado. Se possível, o melhor é sempre usar um verniz de base acrílica para tintas à base de água e vernizes à base de óleo para tintas à base de óleo, de forma a garantir bons resultados.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...