Como posso aliviar o estresse do meu yorkshire?

Escrito por kalyn villaneda | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como posso aliviar o estresse do meu yorkshire?
Os yorkshires terrier foram criados para trabalhar e precisam de estimulação física e mental para evitar que fiquem entediados e estressados (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

O yorkshire terrier pesa, em média, 3 kg, mas apesar do seu tamanho pequeno, ele foi criado para uma finalidade específica: caçar ratos e outros pequenos vermes. Embora hoje sejam animais de companhia, muitos yorkshires mantêm o espírito corajoso e obstinado dos seus antepassados ​​trabalhadores. No entanto, alguns terriers ficam estressados quando expostos a algo de que eles têm medo, quando estão entediados ou desestimulados. Esse estresse pode levar a problemas comportamentais, como a mania de morder objetos, urinar ou sujar a casa, a agressividade ou a autolesão (por excesso de lambidas ou mordidas ou tentar escapar). Para ajudar o seu yorkshire a aliviar o stress, é preciso tratar a causa.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Cobertor
  • Cama de cachorro ou caixote
  • Brinquedos de cachorro
  • Artigos para mastigação
  • Trela
  • Coleira

Lista completaMinimizar

Instruções

    Ansiedade ou estresse relacionado ao medo

  1. 1

    Observe seu yorkshire terrier para ver que situações desencadeiam uma resposta de medo. Pergunte a si mesmo se o seu cão fica estressado durante tempestades ou fogos de artifício (medo de barulho), quando há estranhos por perto, na presença de cães maiores ou em situações desconhecidas, como quando ele estiver viajando ou passeando em novas áreas.

  2. 2

    Evite reforçar o comportamento temeroso ao acariciar ou mimar seu yorkshire. Ignore-o se ele tentar exigir sua atenção. Se você recompensar o comportamento, você ensina ao cão que essa é uma resposta adequada à situação, e o estresse pode piorar.

  3. 3

    Forneça ao seu yorkshire um lugar seguro para ir quando ele sentir medo ou estressado. Pode ser um caixote, uma cama ou um canto. Alguns cães gostam de se esconder debaixo de objetos como mesa, banheira ou mesmo em carros. Observe seu cão com cuidado para ver se ele mesmo escolhe um local seguro, e incentive-o a ir para lá no futuro. Faça isso colocando um cobertor, uma almofada ou um brinquedo favorito no local seguro.

  4. 4

    Recompense seu yorkshire terrier por manter a calma em situações que normalmente o assustam. Por exemplo, se ele chamar para brincar durante uma tempestade, recompense-o arremessando o brinquedo ao redor da sala e elogiando-o com entusiasmo. Isso pode ajudar a reforçar a ideia de que o seu cão tem nada a temer.

  5. 5

    Peça para um veterinário receitar um sedativo para o seu yorkshire terrier se o estresse dele ficar extremo o suficiente para que ele se machuque. Ele pode lamber-se excessivamente e causar irritação na pele ou ferir-se tentando escapar de um barulho alto. Um sedativo pode ajudar a evitar isso. Contrate um comportamentalista certificado aplicado em comportamento animal para ajudar a recondicionar seu yorkshire e ensiná-lo a não temer a situação no futuro.

    Frustração ou tédio

  1. 1

    Leve seu yorkshire terrier para uma caminhada curta, com uma duração de cinco a dez minutos, todos os dias. Os yorkshires são cães energéticos e precisam de exercício diário, caso contrário eles podem ficar estressados​​. Passeios na trela ajudarão a aliviar o estresse do seu cão promovendo-lhe exercício físico, bem como uma estimulação mental.

  2. 2

    Brinque com seu yorkshire todos os dias. Um período organizado para brincadeiras ajuda a abrandar a energia extra que pode levar ao estresse e aos problemas de comportamento relacionados ao tédio. Ele também dá ao seu cão uma saída para o seu instinto de perseguição, caça, mastigação e agitação. Brincar também tem a vantagem de proporcionar um tempo pessoal de ligação entre você e seu yorkshire, o que ajudará a reduzir o estresse.

  3. 3

    Forneça brinquedos, itens de mastigação e ossos para entreter seu yorkshire quando ele estiver abatido. Quando você não estiver prestando atenção ativamente ao seu cão ou ajudando-o a fazer exercícios físicos, ele pode ficar entediado. Esse tédio pode se transformar em frustração e estresse, que por sua vez levam a problemas de comportamento. Dê ao seu yorkshire uma forma de ocupar seu tempo com brinquedos, quebra-cabeças como kongs, itens para mastigar e ossos. Esses itens entretêm o seu animal e dão a ele uma chance de estimular sua mente e praticar os comportamentos instintivos.

Dicas & Advertências

  • Não tente dessensibilizar ou contestar um condicionamento em um yorkshire com medo sem a ajuda de um comportamentalista de animais profissional. O processo de adestramento para fazer com que seu cão não tema um estímulo leva um tempo cauteloso e compreensão da psicologia canina, e você corre o risco de piorar o problema. Em casos extremos, o processo pode até ser perigoso se o estresse do yorkshire levá-lo a se prejudicar ou agir de forma agressiva com as pessoas. Contrate um profissional para tratar de um cão com extremo medo e estresse.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível