Posso aplicar Frontline na minha gata que tem filhotes?

Escrito por rena sherwood | Traduzido por mariana zambon ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Posso aplicar Frontline na minha gata que tem filhotes?
Posso aplicar Frontline na minha gata que tem filhotes? (Wikimedia Commons)

O Frontline, Frontline Spray e Frontline Plus são nomes de marcas para o medicamento antiparasítico fipronil. De acordo com o fabricante do Frontline, Merial, nenhum produto Frontline deve ser utilizado em gatas prenhas ou durante amamentação ou em filhotes com menos de oito semanas. Existem alternativas aos produtos Frontline para gatas prenhas ou em amamentação.

Outras pessoas estão lendo

História

Quando Frontline para gatos foi originalmente colocado no mercado, a Merial recomendou o Frontline Spray para gatas prenhas ou em amamentação. Até mesmo os livros como o livro guia de pílulas sobre medicamentos para seu cachorro e gato "The Pill Book Guide to Medication for Your Dog and Cat" (Kate A.W. Roby, VMD, et al, 1998), recomendavam o Frontline Spray para gatas em amamentação e filhotes a partir de dois dias de idade. De acordo com o memorando da Agência de Proteção Ambiental de 30 de agosto de 2000, três produtos Frontline foram a causa direta da morte de filhotes em amamentação e coelhos em amamentação, então as recomendações foram modificadas.

Função

O Fipronil mata as pulgas, os carrapatos e ácaros, paralisando o sistema nervoso dos insetos. Ele é aplicado à pele do gato e absorvido, depois secretado pelas glândulas de óleo do corpo do gato. Infelizmente, isso também pode interferir com o sistema nervoso de gatinhos muito pequenos. Eles podem absorver o fipronil através da pele e sugando as tetas afetadas de suas mães.

Números

Embora a Merial alegue que gatos adultos não demonstraram nenhum efeito de enfermidade após uma dose cinco vezes mais alta do que a recomendada, esses testes foram conduzidos em gatos adultos e não em gatos em amamentação ou gatinhos muito jovens. A dosagem para o Frontline Spray é de uma a três borrifadas por quilo que o gato pesa. É fácil causar uma sobredose a um gato em amamentação dessa forma. O spray geralmente não pode ser distribuído de forma uniforme sobre o corpo do gato, então gatinhos em amamentação estariam correndo perigo de estarem superexpostos ao fipronil.

Efeitos Colaterais

Os sinais de que gatinhos jovens foram afetados pelo fipronil incluem problemas de coordenação, incapacidade de mamar e convulsões. Mesmo se a gata mãe não recebeu uma dose recente de Frontline, ele pode ficar em seu sistema por 90 dias. Se a gata recebeu uma dose 90 dias antes de dar à luz, consulte o veterinário ou um centro de envenenamento de animais.

Alternativa

Não dê ao gato nenhum tipo de medicamento de prevenção de pulgas ou carrapatos se o gato não estiver infestado. Os medicamentos de prevenção, tais como Frontline, podem voltar a ser administrados após os gatinhos serem desmamados. Enquanto isso, dê banho na gata e nos gatinhos recém-nascidos com detergente e lave os lençóis para matar as pulgas adultas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível