×
Loading ...

Como posso apresentar uma queixa contra o comportamento de um advogado?

Atualizado em 20 julho, 2017

Um sistema para arquivar reclamações foi estabelecido dentro de cada associação como uma espécie de sistema de "freios e contrapesos" para os seus membros. Como membros da Ordem dos Advogados do estado, os advogados se submetem a obrigação de respeitar todas as leis estaduais e federais, bem como o código de conduta estabelecido por cada associação. Os comportamentos contrários as regras levam advogados ao risco de serem investigados sobre as especulações ou mesmo de serem desmembrados de sua profissão. A apresentação de uma queixa sobre o comportamento de um advogado requer apenas fatos detalhados sobre o comportamento alegado.

Instruções

Advogados considerados culpados de obstruir a lei ou códigos de conduta podem ser chamados à Suprema Corte estadual para julgamento. (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

    Passo 1

  1. Localize as informações de contato na associação de advogados (ordem dos advogados) de seu estado para registros de reclamações. Estas informações muitas vezes podem ser localizadas no site.

    Loading...
  2. Forneça informações com seu nome, endereço e números de telefone. Tenha em mente que estas informações irão se tornar públicas, e que a associação não tem o direito de reter suas informações. Se quiser que suas informações de contato permaneçam anônimas, forneça meios alternativos de contato.

  3. Forneça qualquer documentação de suporte que fundamente a má conduta, incluindo gravações de vídeo ou áudio, documentos judiciais ou e-mails. Certifique-se de manter cópias para si mesmo, quer sejam os originais ou cópias dos originais.

  4. Envie quaisquer declarações necessárias, se for o caso. Por exemplo, a Ordem dos advogados do estado da Flórida exige que as queixas sejam acompanhadas pela declaração: "Sob pena de perjúrio, declaro que os fatos anteriores são verdadeiros, corretos e completos."

  5. Aguarde uma notificação por escrito da decisão definitiva. Durante período de espera, sua queixa será analisada por várias pessoas diferentes, incluindo o advogado acusado, advogado do conselho, por um comitê de reclamações ou até mesmo a Suprema Corte do estado. Se o conselho considerar que a queixa cai dentro da jurisdição da associação, a queixa será encaminhada para uma comissão de queixa. Se a comissão de reclamações descobrir que a reclamação é justa e a resposta do advogado inaceitável, uma reclamação formal será enviada à Suprema Corte estadual. Assim o advogado poderá ser cobrado e, possivelmente expulso, dependendo do comportamento.

Loading...

Aviso

  • O advogado terá acesso a quem apresentou a queixa contra ele. Se quiser evitar a concessão do advogado em poder entrar em contato com você, considere alugar uma caixa postal ou um celular pré-pago quando apresentar a queixa para evitar possível assédio.

Referências

Loading ...
Loading ...