Como posso fazer um arquivo PDF editável?

Escrito por alexis lawrence | Traduzido por william ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como posso fazer um arquivo PDF editável?
Criar um formulário que pode ser preenchido online pode ser feito através de um PDF editável (tax form image by Kirill Zdorov from Fotolia.com)

UM PDF - Portable Document Format (Formato de Documento Portátil) permite que uma pessoa leia documentos, em qualquer tipo de computador ou em qualquer sistema operacional. Quando você cria um documento PDF, quer através de um programa de PDF ou de um editor de texto, como o Microsoft Word, por padrão, ele é salvo como um arquivo não-editável. Se for um formulário ou algum outro tipo de arquivo que contenha campos de preenchimento, ele deve ser impresso e preenchido à mão. No entanto, se você incluir campos editáveis do documento que possam ser editados - em um documento PDF, o documento pode ser modificado, tornando possível seu preenchimento diretamente no arquivo PDF.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Baixe e instale um programa que possa ler e editar arquivos PDF. Estão disponíveis apenas alguns programas que permitem adicionar campos editáveis em um PDF. Provavelmente, o mais conhecido é o Adobe Acrobat, vendido por cerca de R$ 600. Uma outra opção é o Nitro PDF Professional, que gira em torno de R$ 200.

  2. 2

    Inicie o programa e abra o PDF que você quer fazer editável. É possível fazê-lo indo até o menu "Arquivo", selecionando "Abrir" e navegando até o arquivo PDF, no local que você o salvou. Clique duas vezes sobre ele, para que ele seja aberto.

  3. 3

    Clique na aba "Formulários", se houver esta opção. Do contrário, abra o menu "Exibir", passe o mouse sobre as "Barras de ferramentas" e clique em "Formulários", e esta opção aparecerá na barra.

  4. 4

    Selecione a opção "Campo de texto" ou "campo de formulário texto", em "Formulários", na barra de ferramentas. Mova o cursor no PDF, onde você deseja criar o campo editável, e desenhe um campo de texto, segurando o botão do mouse e arrastando o cursor para formar um retângulo.

  5. 5

    Clique duas vezes sobre o campo de texto, para abrir a caixa "Propriedades". Digite um título para o campo, como um nome ou endereço, e use as ferramentas na caixa, para alterar a aparência do campo. Os itens que podem ser alterados na são cores e configurações de fonte.

  6. 6

    Vá até a aba "Opções" para escolher um alinhamento (esquerda, direita ou central), para seu campo editável. Digite o texto na caixa "Texto padrão", para ajudar a guiar os usuários quanto ao preenchimento do formulário. Por exemplo, você pode digitar "Nome", no campo onde você quer digitem seus nomes. Digite um número na caixa "Limite de caracteres", se quiser limitar o número de letras inseríveis no campo de texto.

  7. 7

    Crie quantos campos editáveis que quiser. Ao terminar de adicioná-los, vá ao menu "Arquivo" e escolha a opção "Salvar", para substituir o arquivo PDF original, ou em "Salvar Como", para criar um PDF editável separado e deixar o original intacto.

Dicas & Advertências

  • Se você deseja criar um PDF editável à partir de um arquivo de origem não PDF, como um documento do Word, você deve, primeiro, criar um PDF não-editável. Para fazê-lo em programas Word e similares, acesse o menu "Arquivo" e escolha "Imprimir". Use o menu drop-down da caixa "Nome" (da impressora) para selecionar a opção de impressão PDF. O nome desta opção variará de acordo com o programa que você tem, mas sempre terá "PDF" no título. Clique em "Salvar", nomeie o arquivo e clique em "Salvar", novamente. O arquivo é salvo como PDF, e poderá ser aberto em um programa PDF.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível