×
Loading ...

Eu posso usar azeite de oliva para grelhar bifes?

Atualizado em 20 julho, 2017

Embora o azeite de oliva seja um dos tipos mais saudáveis ​​de óleo, seu ponto de fumaço -- a cerca de 180 ºC -- o torna inadequado para grelhar um bife. Grelhar é uma das maneiras mais fáceis de cozinhar um bife em alta temperatura, e o deixa saboroso. A 180 ºC, o azeite de oliva começa a se decompor. Ele começa a produzir fumaça e queima, o que pode resultar em um sabor desagradável. Além disso, resulta em radicais livres, ou moléculas instáveis​​, que levam a danos nas células do seu corpo. Para grelhar, utilize outros tipos de óleos vegetais, como óleo de girassol ou cártamo, que resistem a temperaturas mais altas.

Instruções

O azeite de oliva não é adequado para grelhar bifes, pois não resiste a temperaturas muito altas (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Pré-aqueça o forno. Configure-o em temperatura alta.

    Loading...
  2. Prepare a carne; ela deve estar em temperatura ambiente. Tempere-a com sal e pimenta na carne ou outro condimento de sua escolha. Nem sempre é necessário adicionar óleo ao grelhar um bife, mas uma pequena quantidade pode ajudar a carne a corar. Aplique uma colher de sopa de óleo por bife e unte a carne. Os óleos de cártamo ou girassol darão um ótimo sabor à carne.

  3. Coloque o bife em uma forma com grelha e insira-o no forno. Permita grelhar por quatro minutos para um bife mal passado ou ao ponto.

  4. Vire o bife. Puxe a prateleira e use as pinças para virar os bifes, assim eles ficarão cozidos do outro lado. Deixe grelhar mais quatro minutos no outro lado.

  5. Remova do forno. Deixe descansar por cinco minutos. Isso irá permitir que o bife esfrie um pouco e os sucos se estabilizem. Após esse tempo, corte-o da forma que desejar e sirva.

Loading...

O que você precisa

  • Bife
  • Óleo de girassol ou de cártamo
  • Forno
  • Assadeira
  • Pinça
  • Sal e pimenta

Referências

Loading ...
Loading ...