Mais
×

Como posso calcular as datas dos eclipses solares?

Atualizado em 17 abril, 2017

Um eclipse solar acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol e lança uma sombra. Se a sombra chegar à superfície da Terra, nós podemos ver uma parte do Sol abrangida, ou eclipsada, pela Lua. No entanto, a sombra da Lua geralmente não atinge à Terra, então um eclipse solar apenas é visível duas a cinco vezes por ano de algum lugar no planeta.

Um eclipse solar total é um espetáculo que acontece duas vezes por ano na Terra (partial solar eclipse image by Igor Zhorov from Fotolia.com)

Fases da Lua

A Lua orbita a Terra aproximadamente a cada 29 dias e meio. O ciclo começa com a Lua nova e alcança a Lua cheia no meio do ciclo, e depois começa a baixar novamente até a próxima Lua nova.

Eclipses solares

Um eclipse solar somente ocorre durante uma Lua nova. Pelo menos duas vezes por ano as órbitas da Lua e da Terra se alinham de modo que uma parte da sombra lunar cai sobre a superfície da Terra e torna-se visível nessa região.

Calcular os eclipses solares

Para calcular um eclipse solar, você primeiramente deve traçar as órbitas da Lua e da Terra para determinar quando elas vão se alinhar para ensombrar a Terra. Em seguida, se desejar, trace as coordenadas geográficas da trajetória do eclipse para determinar onde e quando será visível.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article