×
Loading ...

Posso colocar um novo balcão de fórmica em cima de um antigo?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Fórmica é um material muito durável e pode levar anos para que pareça desgastado. Quando isso ocorrer, existem opções para se restaurar o balcão. Você pode instalar uma nova fórmica diretamente em cima da superfície original, pintar a fórmica antiga com a cor que quiser, ou tentar remover a fórmica antiga antes de colocar a nova. Escolha a opção mais apropriada para seu nível de habilidade.

Seu balcão de fórmica ficará como novo (Jack Hollingsworth/Digital Vision/Getty Images)

Lixando

Independente se for pintar ou só instalar um novo laminado de fórmica por cima do antigo, você precisará lixar a fórmica antiga. Se não tiver problemas para usar ferramentas elétricas, use uma lixadeira de cinta com uma lixa de 100. Caso contrário, pode lixar a fórmica à mão. Você só precisará arranhar a superfície para que o cimento de contato consiga formar uma ligação entre os dois laminados de fórmica. Você não precisa lixar se planeja remover a fórmica antiga e substituí-la por completo.

Loading...

Fórmica em camadas

Com a fórmica antiga arranhada, será preciso limpar a sujeira antes de instalar o novo laminado. Aplique o cimento de contato em cima do laminado antigo e embaixo do novo; o cimento deve cobrir completamente ambas as superfícies. Trabalhe com a ajuda de alguém para erguer a nova fórmica e abaixá-la bem devagar em cima do balcão; de preferência, trabalhe com uma pessoa de cada lado para garantir que a nova fórmica fique perfeitamente alinhada de todos os lados. Passe um rolo de laminado por cima da fórmica nova para garantir uma vedação completa.

Pintando

Pintar o balcão é uma outra opção viável para melhorar sua cozinha. Quando tiver lixado e limpado a poeira, aplique uma ou duas camadas de primer e deixe secar. Aplique duas ou três camadas de tinta com um rolo, deixando que cada demão seque totalmente antes de aplicar a próxima. Quando o balcão for pintado, aplique duas camadas de revestimento protetor transparente, como laca ou poliuretano, deixando que sequem entre as aplicações. Se for trabalhar com um selante protetor, use uma escova de cerdas macias ou uma espuma especial, ou uma ferramenta aplicadora com lã.

Removendo fórmica antiga

Remover fórmica antiga e substituí-la com uma nova é a maneira de reformar um balcão que mais consome tempo. Você precisa de espátulas finas para penetrar as bordas da fórmica antiga, e solvente de laca ou óleo mineral. A ideia é erguer a fórmica o máximo possível com as espátulas, aplicando o solvente diretamente no cimento de contato ou outro adesivo. Conforme o adesivo se dissolver, insira calços por baixo da fórmica. Repita o processo, inserindo calços maiores até dissolver com sucesso o adesivo. Quando a fórmica antiga tiver saído, você precisará raspar a cola antes de instalar a nova fórmica.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...