Mais
×

Posso colocar um colchão em cima de outro?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Uma boa noite de sono pode definir o humor do dia seguinte -- se você ficará descansado, cheio de energia e pronto para o que der e vier, ou cansado e se arrastando. Arrumar sua cama corretamente ajuda a garantir boas noites de sono e manhãs melhores. Mas adicionar um colchão extra ao atual não é recomendado.

Colchões não devem ser posicionados sobre outros (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Colchões

Os dois tipos de colchão principais usados em casas são o tradicional e o de látex. O primeiro contém um núcleo de molas de metal. Esse núcleo é envolvido por camadas de acolchoamento feito de lã, linho ou algodão. Já o segundo é formado por látex vulcanizado, que contém milhares de bolhas de ar que o tornam leve e capaz de sustentar o corpo. Em volta do material é colocado acolchoamento de algodão.

Apoios

Colchões tradicionais precisam do apoio de um box de mola sob eles. Outro colchão não é firme o bastante para impedir que o de cima ceda com o tempo, e nem estável o suficiente para ser usado em uma armação de cama. E mais, repousar um colchão tradicional em cima de outro põe ambos em risco de acumular umidade, o que pode levar ao crescimento de mofo, destruindo-os. Um colchão de látex não requer qualquer tipo de apoio embaixo, nem de um box ou outro colchão. Ele pode ser colocado sobre o estrado ou sobre uma cama de plataforma.

Alternativas

Se você tem um colchão tradicional e não tem um box de mola, é melhor que você coloque um estrado de madeira na armação da cama e o colchão sobre ele. Isso fornece apoio uniforme ao longo da parte inferior do colchão e permite a circulação de ar, o que ajuda a impedir o crescimento de mofo. Se você tiver que usar um segundo colchão abaixo dele, coloque também um ventilador e um desumidificador no quarto para diminuir os índices de umidade.

Considerações

Se você empilhar colchões, tenha certeza que eles são do mesmo tamanho. Isso dá a você a superfície de dormir mais estável possível. Se você estiver pensando em sobrepô-los para poupar o custo de comprar um box de mola, apenas reutilize a base do colchão antigo. Se você está tentando elevar a altura, extensões para os pés da armação da cama são uma escolha melhor.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article