Posso colocar piso de madeira em escadas?

Escrito por emily beach | Traduzido por luis felipe paulino carmelo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Posso colocar piso de madeira em escadas?
Piso de madeira garante um acabamento bastante atraente para a escada

Piso de madeira é um material de acabamento muito popular em muitas residências. Ele oferece uma coloração rica e uma beleza natural que pode ser combinado e utilizado com os mais diversos tipos de decoração. Embora seja um material de fácil colocação em pisos, pode ser um pouco mais complicado para a instalação em escadas, mas nada que impeça o uso de piso de madeira, com sucesso, nesse local.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Antes de instalar o piso de madeira na escada, é importante que entenda os diferentes tipos de pisos de madeira disponíveis no mercado. A madeira maciça é a mais cara delas, mas em contrapartida oferece o maior nível de durabilidade. Já a madeira projetada é feita a partir de uma base de madeira coberta com uma fina camada de verniz. Ao contrário da primeira, esse material não pode ser lixado ou receber acabamento. Por último, a madeira laminada é a mais acessível. É feita por uma base composta coberta por uma camada de papel impresso e um revestimento de uretano. O papel impresso é feito de modo a se assemelhar muito com as características da madeira, e geralmente é bastante realista.

Características

Existem três formas para instalação do piso de madeira, e muitos fabricantes recomendam certas técnicas para seus produtos. A madeira maciça normalmente é pregada ou colada, enquanto a madeira projetada, além dessas duas maneiras, pode ser colocada sobre o contrapiso. Para a madeira laminada, normalmente se utiliza a técnica em que ela fica sobre o contrapiso, mas algumas variedades permitem que ela seja colada. Pisos flutuantes são encaixados com conectores do tipo macho e fêmea, e dispensam pregos ou cola. Ao instalar pisos de madeira em escadas, procure um produto que possa ser colado por baixo, uma vez que pregar pode ser difícil. Pavimentos flutuantes não devem ser instalados em escadas.

Benefícios

O piso de madeira pode oferecer uma série de benefícios quando instalado nas escadas. Ele está disponível em vários tipos e cores para dar às escadas o acabamento desejado. A madeira pode ser instalada no piso e no espelho dos degraus, ou apenas ao longo da banda do piso, enquanto o espelho do degrau pode ser pintado com uma cor complementar. Adicionar o revestimento de madeira para as escadas pode também ser usado para proporcionar um acabamento coeso entre duas áreas que têm chão de madeira. Esse material também requer menos manutenção, quando comparado aos tapetes tradicionais e, em média, dura mais.

Instalação

Para instalar o piso de madeira em escadas, comece cortando as saliências existentes na escada com uma serra. A cantoneira (extremidade) é a porção do piso que se estende para além da frente do espelho do degrau. Comece na parte inferior da escada e espalhe adesivo ao longo do degrau. Pressione firmemente as placas do piso no lugar correto de forma bem justaposta, ou conecte o sistema macho e fêmea, se estiver utilizando esse tipo. Você precisará de uma cantoneira que corresponda ao seu tipo de piso, então o restante do piso poderá ser recoberto da mesma maneira que o espelho. Se achar que a cantoneira não está encaixando com força entre cada piso e seu respectivo espelho, poderá utilizar pregos para mantê-los no lugar. Para isso, coloque-os no sistema macho e fêmea, ou na cantoneira (piso). À medida que instalar placas adjacentes, os pregos ficarão escondidos.

Considerações

A menos que a escada esteja em boas condições, prepará-la antes para a instalação do piso, pode facilitar o seu trabalho. Adicione calços de madeira entre os degraus e os espelhos que estiverem soltos ou enfraquecidos. Aplaine ou lixe todos os pontos altos e adicione às rachaduras um preenchimento de madeira. Remova qualquer prego ou grampo danificado e substitua os pisos inteiramente, caso eles apresentem aspectos de podridão ou danificações. Preparar a escada usando essas técnicas maximizará a vida útil da escada de madeira, reduzindo o risco de rachaduras ou rangidos ao longo do tempo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível