Como posso contar quantas vezes aparece um valor em uma planilha do Excel?

Escrito por grahame turner | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como posso contar quantas vezes aparece um valor em uma planilha do Excel?
As fórmulas do Excel permitem criar estatísticas dos conteúdos de uma planilha (Pixland/Pixland/Getty Images)

Em uma planilha grande, acompanhar a informação que você tem nela pode ser bastante difícil. Por exemplo, se você precisar contar as vezes que um valor em particular aparece na planilha inteira, poderá fazê-lo com uma complicada macro do "Visual Basic" ou de forma rápida e eficiente através de uma função interna chamada "CONT.SE".

Outras pessoas estão lendo

A função CONT.SE

A função "CONT.SE" pode ser usada para contar a quantidade de vezes que um texto ou número aparece em um intervalo de células. Ela não opera como uma função Array e, portanto, não precisa de um tratamento especial. Para ser usada, a fórmula precisa só de duas coisas: um intervalo e um critério. O intervalo define as células nas quais você fará a busca e o critério define o valor buscado. Esta função pode localizar e contar valores numéricos ou cadeias de texto.

Usando a função

Abra a planilha que você estiver examinando. Comece determinando a primeira célula do intervalo de busca, provavelmente A1 ou A2, e a última (a última linha e a coluna do extremo direito). Localize uma célula vazia em alguma parte da mesma planilha ou em outra dentro do mesmo arquivo.

Digite a função na célula. Primeiro, faça uma chamada à função digitando "=cont.se(". Você notará que o sistema pedirá o intervalo e o critério. É possível digitar o intervalo de células no formato Célula1:Célula2 (por exemplo A2:C18) ou clicar e arrastar para selecioná-lo. Digite uma vírgula e depois o critério, que possui duas alternativas: 1) digitar o valor diretamente ou 2) vincular a função a uma célula vizinha vazia. Com o primeiro método, a função retornará apenas o que você digitar exatamente, sem exibir o critério. O segundo lhe permite digitar um critério na célula vazia, facilitando alterá-lo posteriormente. Termine a função com um parêntese e ela ficará assim: "=cont.se(A2:C18,42)" ou "=cont.se(A2:C18,B1)". Ao pressionar "Enter", a função retornará a resposta à sua consulta, a menos que você ainda não tenha escrito nada na célula do critério, quando você precisará fazer isso.

Solução de problemas

Como com a maioria das funções, há uma possibilidade que um descuido minúsculo cause um erro na função. O erro mais comum que você pode ver é o de célula vazia. A função não funcionará se houver células vazias no intervalo que você estiver testando. Você pode solucionar o erro colocando um 0 ou um espaço em cada uma delas. Se você estiver tentando contar as ocorrências de um texto e omitir as aspas, receberá uma resposta incorreta: ao escrever o critério diretamente dentro da função, ela não encontrará nenhum texto a menos que você o coloque entre aspas. Por exemplo, se você estiver buscando o sobrenome Smith, a função deverá ser escrita assim: cont.se(A2:C18,"Smith"). Note também que a função também diferencia maiúsculas e minúsculas: o resultado não será correto se você tiver escrito "smith" em vez de "Smith".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível