Mais
×

Como posso evitar ser paranoica em um relacionamento?

Atualizado em 18 março, 2017

A paranoia pode ser uma das emoções mais perigosas em um relacionamento. Quando alguém é atormentado por sentimentos de insegurança em um relacionamento intenso, pode levar a tensão, desconfiança, brigas, ressentimento e todos os tipos de problemas. Se você costuma sentir severa paranoia em seus relacionamentos (como por exemplo um medo constante de que seu parceiro irá enganá-la ou deixá-la), é importante ter o controle da situação imediatamente.

Instruções

Não deixe a insegurança destruir seu relacionamento (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  1. Identifique o verdadeiro problema. Os sentimentos paranoicos muitas vezes não são baseados na realidade, mas são o resultado de uma ilusão ou uma imaginação fértil. Determine o que está causando a desconfiança, pois talvez não seja algo que ele realmente esteja fazendo. A raiz do problema pode ser outro motivo, como negligência na infância ou uma traição em um relacionamento anterior. Quanto mais consciente você estiver da questão subjacente, mais fácil pode ser para lidar com sua paranoia.

  2. Trabalhe sua autoestima. A baixa autoconfiança pode contribuir para a paranoia em um relacionamento. Caso não se sinta bem sobre si mesma, pode pensar que seu parceiro não se sentirá bem com você também. Esses sentimentos podem levá-la a acreditar que ele está insatisfeito na relação, e, portanto, à procura de novos pretendentes e um término. Cultive seus sentimentos de autoestima trabalhando em si mesma. Pratique exercícios físicos regularmente. Encontre sua paixão, seja em sua carreira ou em um novo passatempo. Quanto mais você amar a si mesma, menor será a dúvida e a sensação de paranoia.

  3. Converse com seu parceiro. A comunicação é essencial para qualquer relacionamento funcional e feliz. Caso não expresse seus sentimentos com honestidade ao seu parceiro, pode acabar agindo e sendo fria, distante, irracional ou simplesmente crítica (o que pode afastá-lo de você). Discuta abertamente com seu parceiro seus maiores medos, mesmo que isso faça com que se sinta desconfortável ou vulnerável. Tentem superar esses sentimentos juntos, em vez de separadamente.

  4. Siga o fluxo. Algumas pessoas tornam-se paranoicas em relacionamentos por conta do medo obsessivo de que algo dará errado. Não é possível sempre controlar o "resultado" de um relacionamento -- afinal, o amor é uma faca de dois gumes. Relaxe e tente fazer o melhor pelo seu relacionamento. Pare de ser agressiva e se concentrar no que pode dar errado. Em vez disso, aprecie o que vocês têm e veja onde isso os levará.

  5. Pare de tentar ser telepática. A paranoia ocorre quando uma pessoa pensa que automaticamente sabe os pensamentos do outro, mesmo que a pessoa não tenha dito nada. Em vez de presumir que você sabe dos sentimentos de alguém, pergunte a ela. Não antecipe as emoções de uma pessoa e seus sentimentos. Você provavelmente não gostaria que alguém fizesse isso com você.

Dicas

  • Quando notar sentimentos paranoicos começando a tomar conta de você, lembre-se de coisas positivas e sorria. Provavelmente você simplesmente esquecerá o que a estava chateando.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article