×
Loading ...

Posso me exercitar após uma fratura no cóccix?

Atualizado em 13 junho, 2017

Uma fratura no cóccix ocorre quando a ponta inferior da coluna espinhal quebra. A coluna vertebral normalmente protege a medula espinhal, que termina em um nível acima do cóccix. A fratura deste osso não costuma causar paralisia, mas ainda pode ser extremamente dolorosa. Um cóccix fraturado causa dor e inchaço na área e costuma ser administrado com atividades de autotratamento, em vez de intervenção cirúrgica. Exercícios leves podem ajudar no processo de recuperação.

Exercícios sutis, como caminhadas, podem ser benéficos após uma fratura no cóccix (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Considerações

Se você estiver recuperando-se de uma fratura no cóccix, permita-se tempo para descansar e evite atividades extenuantes logo em seguida. Especialistas recomendam o descanso e a aplicação de compressas geladas ou gelos na área fraturada durante os dois primeiros dias para controlar a dor e reduzir o inchaço. A dor da fratura do cóccix pode persistir por diversas semanas enquanto a lesão estiver cicatrizando. Se você estiver sentindo dor, enquanto estiver tentando realizar algum exercício, diminua o ritmo e deixe que a área lesionada cicatrize. Ao realizar um exercício extenuante ou esforçar-se muito, você pode retardar o processo de cicatrização ou sentir dor por muito mais tempo.

Loading...

Benefícios

O descanso é benéfico após uma fratura de cóccix e seu médico pode recomendar que você descanse para permitir que seu corpo tenha uma chance de recuperação. Sentar-se com um cóccix fraturado pode ser muito desconfortável, porque exerce muita pressão na área, levando a uma dor maior. Exercícios leves por curtos períodos reduzirão a quantidade de tempo que você passará sentado e ajudará a evitar que você fique rígido e dolorido por causa de uma diminuição generalizada de atividade física. Começar uma rotina de exercícios leves após parte do inchaço diminuir pode promover a circulação de sangue na área. Durante o exercício, a frequência cardíaca aumenta para bombear mais sangue aos músculos e outros tecidos pelo corpo. O aumento da circulação pode promover a cicatrização dos tecidos que cercam o cóccix.

Controle da dor

Um cóccix fraturado costuma causar uma dor que é notável quando você tenta levantar-se de uma cadeira. Evacuar fezes duras também pode ser doloroso após uma fratura no cóccix. Aumentar seu nível de atividade física através de exercícios pode ajudá-lo a reduzir a constipação. Além disso, beber bastante líquido, que é essencial em uma rotina de exercícios, pode ajudá-lo a promover movimentos intestinais regulares e diminuir a incidência da prisão de ventre.

Tipos de exercícios

Consulte seu médico antes de começar qualquer tipo de rotina de exercícios após sofrer uma fratura no cóccix. Ele pode recomendá-lo prazos específicos para quando você poderá aumentar seu nível de atividade física novamente. Uma rotina de exercícios cardiovasculares leves que não aplique muita pressão na área do cóccix pode ser benéfica para condicionar seu coração. Atividades como caminhadas e natação podem ser valiosas, pois são de baixo impacto. Outros tipos de esportes, como aeróbica, dança ou corrida podem aplicar mais estresse em suas articulações e outras partes do corpo, o que pode ser desconfortável. Evite atividades como o ciclismo, que exerce pressão no cóccix ao sentar-se no banco, ou esportes radicais, como skate ou esqui, já que eles podem causar quedas, que podem resultar em lesões posteriores e atrasar a cicatrização.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...