×
Loading ...

Como posso imprimir palavras em madeira ou metal?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Madeira e metal são materiais resistentes capazes de reter mensagens duradouras. Existem quatro formas principais de escrever em madeira e metal, incluindo pintar, queimar, entalhar e gravar com ácido. Cada uma tem seus prós e contras, mas pelo menos uma será adequada ao seu nível de experiência.

Uma placa de madeira (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Escolha do método

Se estiver trabalhando com crianças em seu projeto de impressão ou se for um novato, utilize estêncis e tintas, pois são muito mais seguros em comparação a ferramentas elétricas, canetas de gravação ou ácido. As canetas que queimam madeira são a versão elétrica moderna do ferro de marcar, enquanto as canetas de gravação em metal elétricas raspam a superfície do metal de forma mecânica. Esses são métodos mais duráveis do que estêncis e tinta. O ácido de gravação corrói quimicamente a superfície do metal. Utilize esse método somente se você estiver acostumado à forma com que o ácido age e possa manipulá-lo com segurança.

Loading...

Materiais

Certifique-se de que as tintas sejam atóxicas e de secagem rápida. Familiarize-se com o funcionamento das canetas que queimam madeira em pedaços de madeira descartáveis antes de usar a sua madeira de artesanato. Nem todas as madeiras reagirão da mesma forma -- você queimará madeiras macias de forma muito mais rápida do que madeiras duras. A mesma regra vale para as canetas de gravação em metal, pois diferentes metais possuem diferentes densidades. Se for gravar em metal com ácido, utilize uma solução à base de cloreto férrico que contenha cerca de 20% de ácido cítrico. Isso é muito mais seguro do que alguns outros ácidos utilizados para a gravação em metal, e o ácido cítrico impedirá a formação de sedimentos na solução ácida ao baixar o nível do pH.

Métodos básicos

Para imprimir com o uso de estêncis, segure o estêncil em cima da madeira ou do metal e passe o seu pincel com tinta por cima. Não ponha tinta demais no pincel. Ao remover o estêncil, puxe-o para cima em vez de arrastá-lo, para que as letras não borrem.

Para queimadores de madeira, pressione a ponta de leve contra a superfície da sua madeira somente por alguns segundos. Quanto mais tempo você mantiver a caneta sobre a madeira e quanto mais você pressionar, mais escura será a cor (queimadura). Limpe a ponta com frequência para remover o acúmulo de carbono.

Se for gravar em metal com uma caneta, limpe bem o metal. Se você aquecer o metal de leve e cobri-lo com uma camada fina de óleo, o risco de fragmentação diminuirá. Não pressione com muita força, ou pode fazer com que a caneta escorregue.

Para gravar com ácido, cubra todo o metal que você não quer gravar com cera derretida. Em seguida, raspe as palavras na cera de forma que a ponta da ferramenta de gravação apenas arranhe o metal debaixo da cera. Espere pelo menos algumas horas até a cera secar antes de gravar. Despeje o ácido no entalhe e espere no mínimo dez minutos. Enxágue a obra e raspe a cera com cuidado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...