Mais
×

Posso instalar piso laminado sobre carpete?

O piso laminado é uma alternativa popular para o piso de madeira natural e azulejo. Normalmente, o laminado é mais barato que o piso tradicional e é moderadamente fácil de instalar. Você deve considerar algumas precauções especialmente quando se trata de materiais sobre o qual você pode colocar o novo piso laminado. Seguir as instruções do fabricante vai ajudá-lo a ter certeza de que você terá um novo piso de qualidade superior e que você pode aproveitar por muitos anos.

Instruções

Saiba se você pode instalar laminado sobre o seu carpete (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Entenda o processo. Antes de considerar colocar laminado sobre o carpete, é importante que você entenda primeiro como o piso laminado é instalado. A instalação do piso laminado usa um método chamado de "piso flutuante". Um piso flutuante é aquele que não é anexado no contrapiso abaixo dele. As tábuas ou pranchas de laminado se anexam umas as outras, mas não ao contrapiso onde está sendo instalado. Uma instalação de piso flutuante permite que o piso contraia e expanda com as mudanças de umidade do cômodo.

  2. Saiba todas as considerações. Já que a instalação do piso laminado ocorre usando o método do piso flutuante, o material do contrapiso no qual ele é colocado é importante. O movimento do piso durante as mudanças de umidade pode ser dificultado se um forro e um contrapiso adequados não estiverem presentes. Se o seu contrapiso não for plano, seu piso laminado pode ranger ou apresentar outros problemas. O carpete na maioria dos casos não vai ser totalmente plano. O forro do piso laminado provavelmente não vai eliminar elevações ou depressões do carpete. Esse é o motivo para vários fabricantes e instaladores de piso profissionais não recomendarem a instalação de piso laminado sobre carpete.

  3. Remova o carpete. Se você atualmente tem carpete, o melhor método para colocar o seu novo piso laminado é removê-lo. Existem relatos de piso laminado sendo colocado sobre carpetes bem finos, como carpete interno/externo. Mesmo assim, essa não é a recomendação dos fabricantes. Mesmo um carpete fino pode ter áreas mais grossas e mais finas que podem causar problemas no novo piso. Lembre-se de que o seu objetivo é ter certeza de que o contrapiso provê uma superfície completamente plana na qual o seu laminado vai ser colocado.

Dicas

  • Assim como com qualquer tipo de piso, certifique-se de seguir as recomendações do fabricante para preparar o contrapiso e para a instalação do piso laminado.

Aviso

  • Instalar piso laminado sobre carpete pode resultar em rejeição pelo fabricante de qualquer direito de garantia.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article