Posso ligar um alto-falante de 3 Ohm a um amplificador de 4 Ohm?

Escrito por scott shpak | Traduzido por william ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Posso ligar um alto-falante de 3 Ohm a um amplificador de 4 Ohm?
Sistemas de alto-falante conectam ao som do carro e da casa de diferentes maneiras (Matthew Peyton/Getty Images Entertainment/Getty Images)

A impedância é uma característica dos alto-falantes que geralmente não é bem compreendida. A carga que um alto-falante ou subwoofer coloca em um amplificador é uma ligação crítica na cadeia de áudio, afetando o desempenho do amplificador e a qualidade geral do som. Preferencialmente, um alto-falante deve coincidir com a carga à qual o amplificador é projetado para aceitar. No entanto, no mundo real, há soluções alternativas.

Outras pessoas estão lendo

Impedâncias básicas

Embora seja medida em ohms, que também é utilizado para medir a resistência, a impedância é, na verdade, uma combinação dos efeitos da resistência, capacitância e indutância de um alto-falante em um circuito de áudio. Desde a conclusão do circuito com o amplificador, a impedância é integral na forma como o amplificador funciona. Quando a impedância do alto-falante é muito baixa, o amplificador converte muito pouca corrente de áudio e deve dissipar o restante na forma de calor. Em casos extremos, isto pode danificar o amplificador.

Impedância incompatível

Ao usar um alto-falante com uma classificação de impedância menor do que o projeto do amplificador é teoricamente um problema, em termos práticos, um alto-falante de 3 ohm não cria problemas quando impulsionado por um amplificador de 4 ohms, particularmente se a saída do alto-falante no amplificador está classificada separadamente das outras saídas, o que normalmente é o caso. Sistemas múltiplos de alto-falantes podem ter um efeito sobre a impedância, dependendo de como eles estão ligados em relação ao amplificador. Os fios dos alto-falantes em série e paralelos afetam drasticamente a impedância quando você não tem um amplificador com uma saída de alto-falante dedicada.

Circuitos em série

Quando um alto-falante de 3 ohm conecta-se a outro alto-falante em circuito em série, a impedância é adicionada matematicamente. As séries em circuito são, essencialmente, um encadeamento: amplificador ao alto-falante, alto-falante ao alto-falante e alto-falante de volta ao amplificador. Logo, um par de alto-falantes de 3 ohm em série representa uma carga de 6 ohm para o amplificador. Conectar os alto-falantes desta maneira pode aumentar a impedância para criar uma carga melhor que corresponda com o amplificador.

Circuitos paralelos

Conectar os alto-falantes em paralelo é mais difícil de calcular, essencialmente porque quando um circuito paralelo divide a carga entre dois ou mais caminhos do circuito, a carga no amplificador é reduzida. Onde os alto-falantes têm a mesma classificação, a carga combinada é o valor da impedância dividido pelo número de alto-falantes conectados em paralelo. Logo, o mesmo par de alto-falantes de 3 ohm representa 1,5 ohm de carga quando ligado em paralelo. Isto cria um desfasamento mais substancial quando utilizado com um amplificador de 4 ohms, e pode criar problemas de superaquecimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível