Posso usar uma lixa para remover manchas de paredes de tijolos?

Escrito por angela ryczkowski | Traduzido por elaine santana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Posso usar uma lixa para remover manchas de paredes de tijolos?
Usar abrasivos para remover manchas de sal pode causar danos aos tijolos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

As paredes de tijolos são frequentemente usadas na decoração de casas ou de ambientes para que sua aparência seja atraente, bonita e durável. Isso justifica a preocupação e ação imediata se manchas aparecerem na parede. As marcas que aparecem sobre os tijolos são provavelmente eflorescências, causadas por lixívia ou cal. No caso de sais, cal, ou algum outro tipo de mancha, o uso de lixas ou jatos deve ser evitado, pois podem danificar os tijolos e rejuntes.

Outras pessoas estão lendo

Eflorescência

A eflorescência é um depósito de sais que aparece em paredes feitas de tijolos ou blocos de alvenaria. Esses sais dissolvidos transportam a umidade para a superfície dos tijolos. A água evapora, restando apenas o sal. Embora a areação tenha sido tradicionalmente usada para remover as eflorescências, esse processo pode danificar a parede e aumentar a absorção dos tijolos e argamassa. Em vez disso, use uma escova seca com cerdas duras para retirar os acúmulos da superfície. A escova pode ser usada junto com a lavagem, mas isto pode simplesmente fazer com que os sais migrem para baixo. Alternativamente, se a parede foi construída recentemente e a eflorescência for um tanto uniforme e pequena, o desgaste natural e precipitação podem removê-la.

Removendo o cal

O óxido ou carbonato de cálcio geralmente aparece em uma parede de tijolos ou alvenaria como um duro e grosso depósito cinzento. Ao contrário dos sais que aparecem na frente dos tijolos como resultado de eflorescência os depósitos de cal não têm um sabor salgado. Remova as manchas de cal com lavagem e uma solução diluída de ácido. A parede fica limpa depois que o ácido for utilizado. Esfregar também pode ser útil para remover o depósito.

Outros tipos de manchas

Muitos outros tipos de manchas podem aparecer em uma parede de tijolos. Remova as manchas biológicas lavando e escovando, e se necessário, use uma solução de limpeza à base de ácido muriático. Manchas verdes ou de cor creme sobre uma parede de tijolos recentemente construída podem ser causadas por sais de vanádio. Retire os sais com lavagem e uma solução de ácido. Posteriormente, utilize hidróxido de potássio para deixar a parede mais limpa. Manchas negras ou marrons ferrosas e de manganês devem ser tratadas com uma solução de ácido clorídrico a 5%. Uma solução de ácido oxálico também pode ser passada por cima da mancha.

Prevenindo a eflorescência

A eflorescência só ocorre se houver sais solúveis em água presentes na parede. Quando há uma via para a umidade e os sais dissolvidos chegarem à superfície da parede, a água evapora e somente os sais ficam. A redução dessas condições ajudará a limitar a eflorescência. Diminua a quantidade de água que entra em contato com a parede usando beirais e calhas. Só use água quando necessário durante a construção. Paredes de tijolos que retêm terra podem ser mais vulneráveis à eflorescência. Essas paredes podem ser cobertas com uma membrana impermeável, desde que a drenagem seja bem feita.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível