Posso usar madeira teca no banheiro?

Escrito por james young | Traduzido por elaine santana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Posso usar madeira teca no banheiro?
A teca serve para chuveiros externos (Kraig Scarbinsky/Digital Vision/Getty Images)

A madeira teca resiste muito bem a danos causados ​​pela água e fungos e é uma das melhores escolhas para construção em ambientes úmidos. Os óleos naturais e o alto teor de sílica repelem a água naturalmente. Os construtores escolhem teca por causa dos seus belos desenhos, cor forte e também por suas vantagens práticas. As aplicações mais populares incluem pisos, acessórios e construção naval. Exceto em locais bem ventilados como chuveiros ao ar livre, usar teca para as paredes de chuveiros internos pode criar problemas caros.

Outras pessoas estão lendo

Teca

A teca é muito resistente à água e sua estabilidade excepcional fazem dessa madeira, a melhor escolha para construções marítimas e de navios. A Tectona grandis, como é chamada cientificamente, cresce nas selvas do sul da Ásia e na Malásia. As plantações de teca em áreas tropicais em todo o mundo fornecem grande parte da madeira vendida hoje, mas, apesar disso, não se igualam em qualidade às arvores mais antigas. Os cupins não podem digerir o silício, então as vigas de teca podem durar até mil anos, mesmo em climas tropicais. A teca pode suportar o calor e a umidade de um chuveiro, mas utilizá-la em locais fechados pode trazer problemas.

Movimento

Mesmo uma madeira muito estável como a teca, se expande e contrai quando exposta ao calor e à umidade. Exposição desigual, como num chuveiro onde a madeira precisa de ventilação, faz com que um dos lados se movimente mais do que o outro. Ainda que o movimento possa ser leve, em comparação com outros tipos de madeira, a teca se desloca e muda de forma. Colar a madeira não é uma boa ideia por causa do óleo e do silício. Juntar partes com cola vai vai ser um fracasso. O encaixe macho e fêmea permite o movimento e também passa a umidade para o lado selado da teca.

Acabamentos

Vedar todas as superfícies da teca evita alguns dos problemas provocados pela umidade. O movimento térmico acontece e madeiras protegidas por acabamentos impermeáveis ​​ainda podem desenvolver falhas. Em ambientes externos, a manutenção regular com óleo ajuda à madeira a repelir a umidade naturalmente, e a luz solar a impede de inchar. A vedação completa da teca requer pelo menos três camadas de resina de acordo com a Extensão Cooperativa da Universidade do Estado de Utah. No interior de ambientes, os fungos podem criar raízes, mesmo com o selante, e estragar o acabamento e a coloração por baixo. Atrás da madeira, os fungos podem crescer sem controle.

Soluções

Em um chuveiro ao ar livre e arejado, a teca pode durar por décadas. Exposta a luz solar a cor modifica. Se limpar e lubrificar regularmente, a aparência só melhora com o passar dos anos. Mesmo com a manutenção intensiva, chuveiros internos construídos de teca não vão manter sua beleza original. Os compostos de impermeabilizantes especiais ​​podem manter a madeira sem problemas. Folhas de madeira teca podem ser colocadas sobre camadas de papel e formarem o núcleo dos painéis dos chuveiros. Após saturação com resinas fenólicas, as prensas moldam o material em uma folha sólida. A camada externa protege a teca da abrasão e da umidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível