Posso pintar a argamassa em tijolos de vidro?

Escrito por jackie johnson | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Posso pintar a argamassa em tijolos de vidro?
Pintar a argamassa de tijolos de vidro pode dar vida a um aposento (IT Stock/Polka Dot/Getty Images)

Algumas argamassas, conforme vão ficando velhas, começam a perder seu atrativo como resultado da exposição ao pó e à sujeira nas casas, ou simplesmente pelo processo de envelhecimento. É fácil pintar a argamassa entre os tijolos de vidro para dar uma nova vida a uma parede. A superfície precisa estar limpa e seca antes de prepará-la e aplicar a demão final.

Outras pessoas estão lendo

Função

A argamassa entre os tijolos de vidro fixa os blocos, um ao outro, criando uma parede rígida que deixa passar a luz, cria privacidade e dá segurança. A argamassa utilizada contém cimento e materiais à prova d'água, uma vez que quando utilizados em janelas exteriores esses tijolos ficam expostos à chuva e à neve. A maioria desses tijolos tem um acabamento semi-translúcido que proporciona privacidade. Eles são tipicamente ocos, mas ambos os lados, interno e externo, do tijolo são normalmente mais grossos que o vidro de janela, aumentando a segurança.

Ferramentas

Devido a argamassa entre os tijolos ser fina, use pincéis para aplicar a base e a camada final. Pincéis de espuma não são adequados devido à textura áspera da argamassa, mas os pincéis sintéticos macios darão um bom resultado. Fita adesiva de pintura é essencial para criar as linhas claras entre a argamassa e o tijolo. A textura dos blocos pode dificultar o trabalho de pintura, pois a fita deve ficar bem aderida para evitar que a tinta escorra no vidro. Uma faca afiada é muito útil para o acabamento, quando for raspar cuidadosamente qualquer resíduo de tinta que tenha respingado no vidro. Uma toalha velha ou trapo úmido ajudam a manter o chão protegido e a limpar respingos de maneira rápida e fácil.

Tinta

É fácil trabalhar com tinta latéx, pois são solúveis em água e estão disponíveis em formulações com componentes orgânicos de baixa volatilidade, o que é importante quando se trabalha em espaços pequenos como banheiros ou corredores. Uma base é fundamental, pois ajuda a selar a argamassa e cria uma melhor superfície de aderência, o que é de especial importância quando a pintura é externa ou num banheiro. Algumas tintas base tem ingredientes especiais que retardam a formação de mofo, o que as torna uma boa escolha para banheiros e aplicações externas em lugares úmidos.

Quando pintar

A argamassa entre os tijolos de vidro precisa curar por 28 dias ou mais antes de ser pintada. Embora ela assente com rapidez, leva algum tempo para que toda a umidade seque. Pintá-la antes que esteja totalmente seca pode resultar no descascamento da tinta no futuro. A temperatura para pintar a argamassa deve ser entre 10 e 29,4 graus Celsius, e os níveis de umidade entre 40 e 70%, embora pintores possam trabalhar em ambientes mais secos. As instruções na lata de tinta base indica quanto tempo deve deixar a camada secar antes de cobrir com a tinta final.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível