Mais
×

Posso pintar o quadro de distribuição de energia elétrica?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Transformar o ambiente externo da sua casa em um relaxante oásis de tranquilidade envolve remover, esconder ou disfarçar objetos que parecem intrusos à paisagem natural do seu jardim ou quintal. Após a reforma do seu ambiente, quando todo o lixo for removido e as ferramentas guardadas, certamente você ficará tentado a estender ao seu ambiente externo uma boa pintura que combine com o esquema de cores da sua casa. Há, contudo, algumas precauções a serem observadas antes de pintar o seu quadro externo de distribuição de energia elétrica.

Pinte o quadro de distribuição com cuidado (Comstock/Comstock/Getty Images)

Regras locais de construção

Antes de pintar o quadro de distribuição, consulte o fornecedor de energia elétrica a respeito de qualquer impedimento ou restrição que possa existir a respeito de intervenções na instalação elétrica e no quadro de distribuição. Se você vive em um edifício ou condomínio, consulte ao síndico antes de realizar a pintura.

Embutindo o quadro de distribuição

Uma opção que pode servir para ocultar o quadro de distribuição é embuti-lo por trás de uma tampa ou porta decorada. Da mesma maneira, verifique as normas de segurança e regras locais sobre embutir o quadro. As normas geralmente são bem específicas sobre quais materiais você pode ou não utilizar e as medidas e distâncias devem ser respeitadas ao redor do quadro.

Acesso ao quadro de distribuição

Ao embutir o quadro de distribuição com uma tampa ou porta, o acesso deve permanecer fácil para a leitura do consumo elétrico bem como para a manutenção realizada pela companhia de eletricidade, quando necessária. Ou seja, jamais use cadeados ou trancas complicadas. Em alguns casos, o acesso dificultado à leitura do consumo de eletricidade pode levar a leituras estimadas, que podem ser maiores do que o consumo real.

Cuidados ao pintar

Antes de iniciar a pintura, cubra todos os medidores e conectores elétricos com fita adesiva e/ou filme plástico. A tinta, por ser inflamável, pode aumentar as chances de incêndio em caso de curto-circuito ou emissão de faíscas. Limpe bem a superfície com um pano úmido, mas evite utilizar agentes de limpeza inflamáveis como álcool ou aguarrás.

Pintando o quadro de distribuição

Se você optar por pintar o quadro, procure por uma tinta para exteriores de látex ou a óleo. Limpe a superfície do quadro e, caso este seja de metal, aplique duas demãos de primer anti-ferrugem. Se estiver utilizando tinta a óleo, mantenha a aguarrás ou outros solventes longe de seu trabalho. Você pode pintar também a parte interna da portinhola do quadro de distribuição, mas não pinte mais nada lá dentro. Aplicar tinta sobre fusíveis, conduítes ou disjuntores pode ser perigoso.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article