Mais
×

Posso usar uma placa de cimento para fazer uma lareira para o forno à lenha?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Existe vários tipos de materiais que você pode usar para sua lareira. Elas podem variar de tijolos a blocos de azulejos de pedra natural. Enquanto cimento é geralmente reservado como uma camada mais interna para instalações de azulejos e pedra natural, é à prova de fogo e pode servir como material para a lareira. Por não ser um material acabado, use-o como uma placa básica para lareiras de canto ou em áreas onde um material acabado não é importante.

Fornos à lenha precisam de uma base não combustível (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Cimento

Pelo fato de ser feito de areia, cimento e água, concreto não é inflamável. É o material perfeito em uma lareira porque fornece a proteção que o fogão à lenha precisa.

Lareira

O principal propósito da lareira é proteger a área ao redor de brasas ou pedaços de madeira que possam cair do forno à lenha. Por essa razão, lareiras são criadas a partir de materiais à prova de fogo, como concreto, tijolos, pedaços de rocha, telhas e pedras naturais. Contanto que o material forneça a proteção básica, ele pode ser usado como uma lareira.

Acabamento

Por mais que o cimento possa ser usado na montagem da lareira, ele não é um material acabado. Ele possui uma superfície áspera e sem acabamento. Se não estiver preocupado com a estética da sua lareira, use o acabamento de cimento sem se importar com as marcas de tinta em sua superfície.

Base para depois

Se estiver com pouco dinheiro, mas planeja adicionar azulejo em algum momento no futuro, use o cimento para sua camada mais interna sem se importar com a estética de sua lareira. Quando você estiver pronto para instalar os azulejos, tijolos ou pedras naturais, remova o forno, coloque o material de acabamento sobre a lareira de cimento e reinstale o forno.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article