Eu posso plantar grama em solo rochoso?

Escrito por carol sarao | Traduzido por ludmyla dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Eu posso plantar grama em solo rochoso?
Plantio de grama em solo rochoso (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Normalmente encontra-se o solo rochoso próximo ou em altas montanhas. Montanhas e colinas são sustentadas por formações rochosas que estão sob o solo. Apesar das rochas sofrerem ações do tempo ao longo dos anos, muitas vezes pode existir uma camada de solo acima da rocha em que a grama pode ser plantada. O plantio de grama em solo rochoso pode ser um desafio, mas não é impossível. Com uma preparação adequada do solo, criatividade e vontade de experimentar diferentes tipos de grama, é possível criar um jardim próspero e ecologicamente benéfico.

Outras pessoas estão lendo

Benefícios extras do solo rochoso

Use a vantagem do fato de que as ervas como orégano, salsa e sálvia prosperam em solo rochoso e use-as como elementos de realce, entre outras finalidades. Algumas rochas grandes são usadas como elementos de decoração e outros tipos de pedras são usadas para ajudar na drenagem de canteiros.

Preparação do solo rochoso

A melhor forma de preparar o solo rochoso para plantação é a utilização de um trator para afastar rochas superficiais. Em áreas em que isso não for possível, um arado pode ser utilizado. Certifique-se de que este é forte o suficiente para realizar a tarefa de mover as pedras sem ser danificado. Se o solo é pouco profundo, você pode precisar usar canteiros. Se não há sete centímetros de solo, será necessário adicionar uma camada de terra sobre ele. Nivele e misture o solo para firmar a terra e semeie generosamente.

Crescimento da grama

Para ter sucesso no plantio de grama em solo rochoso, deve-se escolher espécies compatíveis com o seu terreno. De acordo com a especialista em jardinagem, Ellen Brown, no site Fun Thrifty, a melhor mistura de sementes para o solo rochoso é um composto de sementes de ervas que são nativas da região. As gramíneas se estabelecerão mais facilmente e também serão mais resistentes a danos causados ​​por doenças, pragas e à seca. Para um quintal que seja natural, bonito e fácil de manter, considere o recurso de cobri-lo com um solo tipo pradaria, onde as flores silvestres florescem em um cenário de grama nativa. Use plantas que se auto semeiam, como a grama azul, a erva daninha, a chamada Suzana dos olhos negros, a bergamota selvagem e a cebola roxa, que são todas boas escolhas para flores silvestres. Outras plantas resistentes e atraentes, como as margaridas e a solidago, se estabelecerão naturalmente. Mudas de plantas, tais como alguns pinheiros ou carvalhos resistentes, podem promover a diversidade de cultivo. Plante as árvores no outono ou no início da primavera para garantir a sua sobrevivência e mantenha-as bem regadas. Se quiser um gramado mais convencional, pode tentar semear o capim búfalo, uma gramínea nativa encontrada ao longo das grandes planícies nas regiões da Minnesota e Montana e no sul do México. O capim búfalo tolera solo rochoso, espalha-se por meio de corredores e é resistente à seca, invernos rigorosos, pragas e doenças. Outra opção é plantar a grama festuca, uma espécie média de textura grossa que tolera a má qualidade do solo. Uma vez que tenha se estabelecido, a grama festuca tem boa resistência à seca e também pode sobreviver em climas de invernos rigorosos. Também é possível tentar o plantio da grama bermuda, que pode crescer num solo de profundidade mínima.

Dicas e precauções

Plantar um pouco de azevém junto à gramínea permanente escolhida proporcionará uma cobertura rápida e ajudará a proteger as sementes. Consulte viveiros de plantas nativas sobre as melhores variedades de grama para a sua área. Você também pode visitar o site do Departamento de Pesca e Vida Selvagem dos EUA. Para evitar ferimentos, use óculos e tome cuidado ao usar um arado para remover as rochas, elas podem saltar do solo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível