Mais
×

Eu posso processar alguém por invadir meu e-mail?

Atualizado em 23 março, 2017

Quando alguém invade o seu e-mail, ele primeiro descobre a sua senha e depois entra em sua conta. Quando isso ocorre, pode ser um grande inconveniente, além da violação da sua privacidade. Embora isso possa ser um problema, você pode não ser capaz de processar os responsáveis pelo ato.

A invasão de e-mail traz muitos problemas (Spike Mafford/Photodisc/Getty Images)

Crime de contravenção

Quando um indivíduo invade sua conta de e-mail, ele é considerado um criminoso de contravenção. Os advogados normalmente não têm os recursos ou tempo para irem atrás deles. Desde que o hacker não use as informações no seu e-mail para fazer qualquer outra coisa, como abrir uma conta em seu nome, isso não é considerado um crime hediondo. Logo, as chances de processar o invasor são muito baixas na maioria dos casos.

Encontrar o hacker

Outro problema que normalmente vem à tona quando um hacker está envolvido, é descobrir quem fez isso. Mesmo que você saiba que o seu e-mail foi comprometido, provavelmente não será capaz de descobrir quem fez isso. Muitos hackers são muito bons em esconder suas identidades e não deixarão nenhuma pista para trás. Isso significa que pode ser quase impossível determinar quem é o responsável pelo ataque.

Serviços de invasão

Para mostrar o quanto é difícil processar os invasores de e-mail, basta apenas olhar para o número de empresas que anunciam livremente suas habilidades de hacker. Essas empresas anunciam que podem invadir quase qualquer e-mail mediante um pagamento. Elas têm operado há vários anos e não pararam desde então. Quando os invasores estão situados fora do Brasil, isso complica ainda mais o processo em um tribunal.

Considerações

Se o seu e-mail foi invadido, mas nada mais foi feito, mude sua senha ou obtenha uma nova conta de e-mail e siga em frente. Embora você possa estar com raiva e desejar apresentar acusações contra um hacker, a realidade da situação geralmente faz disso algo difícil ou impossível. Evite também colocar informações que precisam ser completamente seguras em um e-mail. Caso um hacker queira entrar no sua conta de e-mail de qualquer jeito, ele encontrará uma maneira de fazer isso.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article