O que posso fazer quando puxar ou romper um ligamento?

Escrito por nichelle coleman | Traduzido por daniela afonso
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O que posso fazer quando puxar ou romper um ligamento?
Ao torcer o tornozelo, você pode romper um ligamento (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Um ligamento rompido ocorre quando uma articulação é torcida ou sobrecarregada. A maior parte desses rompimentos ocorre nos joelhos ou tornozelos. Eles também podem acontecer ao se praticar esportes que exijam movimentos enérgicos, como o tênis ou o futebol. Quando um ligamento é rompido, a pessoa lesada geralmente ouve um estalo. Ele pode ser muito doloroso, mas é tratável. Procure ajuda médica se você tiver vários ligamentos rompidos.

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Gelo

Muitas vezes, os ligamentos rompidos podem levar cerca de oito semanas para cicatrizar. Durante o processo de cura, a pessoa lesada deve tratar o local com gelo. Esses rompimentos podem resultar em extremo inchaço, e o gelo vai ajudar a reduzir isso e a dor. Encha um saco com gelo e coloque-o na área lesada por pelo menos 15 a 20 minutos por dia para reduzir o inchaço.

Elevar

Elevar a área afetada ajuda a diminuir o fluxo sanguíneo no local, o que facilita a redução do inchaço. Se você rompeu o ligamento do pé ou do joelho, apoie-o em uma cadeira ou no braço de um sofá para que fique elevado. Se você rompeu um ligamento em seu peito, deite-se do lado que não foi afetado, de modo que o lado ferido fique mais elevado do que o outro. Além disso, se o ligamento rompido é na região do peito, consulte um profissional, pois pode ser necessário o uso de um medicamento anti-inflamatório.

Imobilizador

Imobilize o ligamento rompido com um imobilizador. Se a lesão é no joelho ou na perna, compre um imobilizador básico em uma loja de artigos esportivos. Ele pode ajudar dando apoio à lesão para diminuir o inchaço. Certifique-se de que as tiras do imobilizador não estão muito apertadas para que o inchaço não seja agravado.

Alongamento

Alongue o ligamento rompido várias vezes ao dia. Depois de ter descansado o local por alguns dias, inicie uma rotina de alongamento. Isso vai ajudar a ampliar o movimento do músculo que foi ferido. Um profissional médico pode recomendar a rotina de exercícios que mais se adeque à sua lesão. Não sobrecarregue o músculo, exercitando-se lentamente para recuperar a mobilidade.

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