Posso salvar automaticamente o histórico de conversações de salas de bate-papo?

Escrito por kay ireland | Traduzido por diego feijo cabral silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Posso salvar automaticamente o histórico de conversações de salas de bate-papo?
Salvar históricos de conversação pode ser necessário quando crianças utilizam salas de bate-papo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Nas salas de bate-papo é possível conversar com pessoas do mundo inteiro. Embora na maioria das vezes a conversa seja casual, ela pode se converter em algo mais; portanto, é aconselhável salvar o histórico do chat. Dependendo do serviço de bate-papo utilizado, o registro pode ser automático. Sites mais simples não costumam oferecer essa opção, enquanto páginas mais completas, em que é possível a criação de perfis e outros recursos, podem oferecer também a oportunidade de salvar o histórico das conversas para futura referência.

Outras pessoas estão lendo

Por que salvar?

Frequentadores esporádicos podem não ver razões para salvar o histórico de conversas com os outros. Mas se os seus filhos participam de salas de bate-papo, foram ameaçados nesse ambiente ou estão conversando com um amigo, pode ser necessário salvar o histórico de conversações para futura referência. Como pai ou tutor, permitir que os seus filhos utilizem uma sala de chat com salvamento automático do histórico possibilita que você examine as conversas para assegurar que as crianças estejam seguras, ao mesmo tempo em que as conversações da sala de bate-papo podem ser preservadas em caso de necessidade de processo por bullying virtual.

Recursos da sala de bate-papo

A única maneira de salvar automaticamente o seu histórico de conversações é frequentar sites que ofereçam esse recurso. Dessa forma será possível configurar o seu perfil para salvar as suas conversas para acesso posterior. Por exemplo, é possível salvar um histórico em uma sala de bate-papo do AOL acessando o site, clicando em "File" (Arquivo), "Log Manager" (Gerenciador de histórico) e, finalmente, em "Open Log" (Abrir histórico). Para fechar e salvar o histórico, repita o processo após o término do chat clicando em "Close Log" (Fechar histórico). Outras salas de bate-papo, como o RealChat e o Gmail Chat, também possibilitam o salvamento automático das conversas.

Salve os locais

Depois que você já estiver habituado a salvar automaticamente as suas conversações, será necessário descobrir onde encontrá-las para futura referência. Em serviços como o Gmail Chat, é possível localizar as suas conversas salvas sob o cabeçalho "Chat", em suas pastas de e-mail. Os históricos do AOL podem ser acessados na barra de tarefas do mesmo. Se você não conseguir localizar o histórico de conversas, entre em contato com o administrador do site.

Salvamento manual

É possível salvar o texto do seu chat mesmo em sites que não permitam o salvamento automático. Geralmente basta copiar a sua conversação e colá-la em um programa de processamento de textos, como o Word. A maioria das salas de bate-papo possuem marcações de tempo, possibilitando que o dia e a hora exatos de cada mensagem sejam registrados. Para burlar a necessidade de salvamento automático, salve o documento para uso futuro — apenas certifique-se de fazê-lo no final da conversação para que nenhuma mensagem seja perdida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível