Eu posso sangrar estando grávida?

Escrito por leigh blake | Traduzido por lucas silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Eu posso sangrar estando grávida?
Monitore o fluxo sanguíneo (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Sangramento vaginal pode ocorrer durante a gravidez. Sangrar no primeiro trimestre é comum, dependendo da quantidade e da duração, mas também pode ser um sinal de problema. Sangrar no segundo e terceiro trimestre pode ser um sinal de complicação. Você deve sempre usar um absorvente para monitorar a quantidade de sangue e reportar isso para seu médico.

Outras pessoas estão lendo

Sangramento no primeiro trimestre

Sangrar no primeiro trimestre pode acontecer por muitas diferentes razões. Sangramento durante a implantação do óvulo é normal e pode ocorrer dentro de seis a 12 dias depois da concepção. Este tipo de sangramento é leve e você não deve se preocupar. Muitas mulheres se preocupam sobre o sangramento ser um aborto espontâneo. De acordo com a American Pregnancy Association, metade das mulheres que experienciam o sangramento não estão tendo um aborto. Este tipo de aborto costuma ser acompanhado de cólicas no fundo do estômago e tecido passando pelo canal vaginal. Uma infecção do trato urinário pode fazer com que você sangre durante a gravidez. Pode haver sangramentos depois do ato sexual devido a lesões no cerviz. Fazer sexo não causa abortos. Caso sangre após o coito, avise seu médico.

Eu posso sangrar estando grávida?
Avise seu médico sempre que sangrar durante a gravidez (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)

Gravidez ectópica

Uma gravidez ectópica pode ser uma complicação durante o primeiro trimestre que causa sangramento. Além do sangramento, ela pode causar dores abdominais, cólicas, dores agudas ou tontura. Você deve buscar ajuda caso tenha esses sintomas. Uma gravidez ectópica é um problema grave onde o óvulo se instala fora do útero, normalmente nas trombas de falópio. Este tipo de gravidez não deve ser continuada devido ao grande risco de complicações.

Eu posso sangrar estando grávida?
Gravidez utópica pode oferecer riscos para o bebê e para a mãe (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Sangramentos no segundo e terceiro trimestre

De acordo com o Mayo Clinic, os sangramentos do segundo e terceiro trimestre podem ser causados por placenta previa, ruptura placentária, abertura prematura do cerviz, trabalhos de parto precoce, infecção cervical ou uma ruptura uterina. Placenta previa é quando a placenta está baixo sobre o útero e está parcialmente ou completamente cobrindo o cerviz. A ruptura placentária é uma complicação que normalmente ocorre nas últimas 12 semanas, quando a placenta desgruda da parede uterina. Essas são complicações sérias que podem trazer riscos para você e seu filho não nascido. Sempre consulte o médico caso tenha sangramentos nos segundo e terceiro trimestres. As complicações normalmente podem ser tratadas caso sejam diagnosticas nos estágios iniciais. Verifique a quantidade, a cor, a consistência e se havia algum tecido no sangue. Seu médico precisará saber dessas informações.

Eu posso sangrar estando grávida?
Verifique as características do sangramento (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Sangramento processual

Procedimentos de fertilidade podem causar sangramentos. O sangramento pode ser comum depois de inseminação artificial ou fertilização in vitro. Esses procedimentos invasivos passam pelo cerviz para injetar o sêmen ou óvulos fertilizados. Isso pode causar irritação no cerviz, o que por sua vez poderá fazê-lo sangrar. Se o processo tiver sucesso, você estaria grávida. Seu médico deve ser notificado caso ocorra sangramento.

Eu posso sangrar estando grávida?
Processos invasivos podem causar sangramento (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Considerações

Durantes as semanas finais de gravidez, você pode experimentar mostras sangrentas. Mostra sangrenta é quando o muco que estava cobrindo o cerviz pelos últimos noves meses sai e é expelido pela vagina. Isso é normal e indica que o trabalho de parto irá começar logo. Você deve avisar seu médico quando isso ocorrer.

Eu posso sangrar estando grávida?
Sangramentos são comuns próximo do trabalho de parto (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível