Posso fazer seguro de um carro que não esteja no meu nome?

Escrito por wanda thibodeaux | Traduzido por jessica araujo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Posso fazer seguro de um carro que não esteja no meu nome?
Antes de dirigir o carro, você precisa da cobertura adequada de um seguro (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Em alguns casos, segurar um veículo em seu nome não faz sentido. Um bom exemplo é quando se compra um carro de um vendedor privado. Você pode ter pago o veículo e deseja dirigi-lo, mas vai levar tempo para obter um novo documento do carro que mostra que você é proprietário dele. Poder segurar um carro em seu nome depende muito de qual empresa você usará e das leis estaduais.

Outras pessoas estão lendo

As diretrizes de subscrição

Não há uma resposta clara sobre poder segurar um carro que não esteja em seu nome, principalmente porque cada seguradora tem suas diretrizes e políticas próprias. Subscrever refere-se ao processo de determinar se uma aplicação atende aos padrões da empresa e do Estado e em que taxas deve ser dada a responsabilidade ao segurado no contrato do seguro. Em algumas companhias de seguros, os procedimentos de subscrição proíbem segurar um veículo se você não estiver no título de registro. Em outras empresas, fazer seguro de um carro que não seja seu não demonstra problemas. Para saber com certeza se pode segurar o carro em questão, você vai precisar entrar em contato com a empresa que deseja contratar e perguntar sobre suas políticas.

Interesse em fazer o seguro

Independentemente das diretrizes da empresa de seguros, nenhuma companhia vai oferecer uma proposta se você deixar de mostrar interesse no produto. Interesse segurável significa que não ter o seguro provavelmente implicaria em dificuldades financeiras se um acidente ocorresse, por precisar arcar por si mesmo com os custos. Devido ao interesse segurável, você provavelmente teria problemas para segurar um carro pertencente a um amigo ou parente distante, o que não acontece com membros próximos da família, caso em que os danos de um possível acidente iriam afetá-lo mais provavelmente.

Exclusão e inclusão

Dependendo das diretrizes de subscrição que sua companhia de seguros segue, se você segurar um carro que não esteja em seu nome, pode ter que adicionar ou excluir o motorista registrado - a pessoa que possui o veículo - de sua política. Algumas empresas exigem a exclusão, porque normalmente o motorista registrado também é o principal condutor do carro. Se você tirar a política, é altamente provável que você, e não o motorista registrado, seja o principal condutor. A exclusão permite que a empresa tenha uma imagem mais precisa do risco de responsabilidade, e é isso que ele usa para determinar a sua taxa. No entanto, excluindo o registrado, o motorista cadastrado não tem mais cobertura se ele quiser dirigir o carro. Em alguns casos, isto não é desejável, e alguns estados mandam que o proprietário do veículo esteja no seguro. Algumas empresas, portanto, exigem que você adicione o motorista registrado em conformidade com a legislação estadual, para que o cadastrado ainda possa dirigir o carro se ele desejar fazê-lo. A inclusão também mostra interesse segurável e revela à empresa que o motorista registrado está ciente do contrato, tornando a fraude de seguros menos provável.

Considerações

Muitas companhias de seguros e regulamentos estaduais permitem que a cobertura do seguro se estenda para qualquer pessoa a quem você emprestar seu veículo, desde que o motorista tenha sua permissão para usar o carro e uma licença válida. Estas cláusulas de permissão, por vezes, são suficientes para atender às necessidades de condução ocasionais e eliminar a necessidade de obter um novo contrato ou adicionar ou excluir o proprietário do veículo. Algumas empresas também oferecem contratos incluindo não proprietários. No entanto, essas geralmente não oferecem cobertura como os contratos em que não se inclui tal quesito.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível