Por que posso sentir minha pulsação no meu abdômen?

Escrito por becky martinez | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que posso sentir minha pulsação no meu abdômen?
Seu médico é a única pessoa que pode determinar se você tem um aneurisma da aorta abdominal (call doctor image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)

Se você estiver sentindo uma pulsação no abdômen, é possível que tenha um aneurisma da aorta abdominal (AAA). Um aneurisma de qualquer tipo é um problema de saúde sério. O aneurisma, um inchaço da sua artéria, pode se romper, causando hemorragia interna, choque ou morte. Não existem muitos sinais que indicam este distúrbio sério.

Outras pessoas estão lendo

Definição

Sua aorta é a maior artéria do seu corpo. Ela é chamada de aorta abdominal quando chega ao abdômen. Seu trabalho daí em diante é levar o sangue à metade inferior do seu corpo. A pressão natural do fluxo sanguíneo pode enfraquecer parte da aorta, criando uma saliência parecida com um balão; isto é considerado um aneurisma. O site Vascular Web afirma que uma aorta normal tem cerca de 2.5 cm de diâmetro. Quando é esticada além deste ponto, ela se torna uma preocupação de saúde séria.

Sintomas

De acordo com o Vascular Web, cerca de 200 mil pessoas são diagnosticadas com aneurismas da aorta abdominal anualmente. O site afirma que os sintomas do AAA incluem uma "sensação pulsante no seu abdômen, similar ao batimento cardíaco"; dor na parte inferior das costas ou no abdômen; e, em casos raros, seus pés podem doer, se tornar pálidos ou desenvolver feridas. Se a dor nas suas costas ou abdômen for repentina e aguda, isto pode ser um indício de que o aneurisma está a ponto de romper.

Causas

Existem diversas causas do AAA. Entre elas está a idade; quanto mais velho você for, maior é o risco de desenvolver este distúrbio. O Vascular Web afirma que homens acima de 60 anos estão numa categoria de risco mais elevada do que as mulheres e homens mais jovens. De acordo com a Mayo Clinic, se você fumar ou tiver pressão alta, seu risco aumenta. Também acredita-se que este seja um distúrbio hereditário. Um trauma também pode causar um aneurisma da aorta abdominal.

Detecção

Se você suspeitar que tem um aneurisma da aorta abdominal, há vários testes que os médicos podem executar para lhe dar um diagnóstico adequado. Estes incluem ultrassom abdominal, raios-X do peito, exames físicos, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Tratamento

O tratamento depende do tamanho do seu aneurisma. A cirurgia em geral não é uma opção para aneurismas menores do que duas polegadas, ou entre cinco e cinco e meio centímetros. Se o AAA for pequeno, seu médico vai recomendar "espera atenta". De acordo com o Vascular Web, isto significa que você será monitorado a cada seis a 12 meses para verificar mudanças no tamanho do seu aneurisma. Se você fumar, será aconselhado a parar. Se tiver pressão alta, pode ser receitada uma medicação. Quando a cirurgia é necessária, uma incisão é feita no abdômen para acessar e substituir a aorta enfraquecida. As cirurgias têm 90% de sucesso, e a recuperação pode levar de seis semanas a três meses. Um aneurisma não desaparece sozinho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível