O que o potássio faz para as plantas?

Escrito por phyllis benson | Traduzido por fabrício basílio o. de souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que o potássio faz para as plantas?
O potássio é importante para o crescimento das plantas (planta image by Pepmiba from Fotolia.com)

O potássio é um elemento essencial para o crescimento da planta. É comumente aplicada a jardins, gramados e pomares, como parte de um fertilizante equilibrado. O potássio, ajuda plantas a usarem a água e resistir à seca. Ele promove a grama saudável do gramado verde. O potássio é importante para a produção de alimentos e aumenta o tamanho das frutas e vegetais. O potássio é chamado de regulador de plantas.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Quando plantas não possuem o potássio suficiente, têm sintomas como atrofia do crescimento, mal desenvolvimento das flores e menor qualidade da coleita de frutas e vegetais. As folhas das plantas podem parecer queimadas e enroladas nas pontas. À medida que a planta cresce, as folhas enrolam ao longo das bordas e geralmente aparecem secas, manchada de branco ou plissadas nas bordas. O crescimento é lento. Ventos ou altas temperaturas facilmente danificam as plantas.

Importância

O potássio é um mineral comum no solo. Apenas uma fração deste potássio está disponível para as plantas. Alguns tipos de potássio são facilmente absorvidos para o crescimento da planta. Outros tipos de potássios não são utilizáveis pelas plantas. Os jardineiros e agricultores descobriram que se o potássio no solo não se encontra em forma de que a planta possa utilizar ou se o solo é pobre de potássio, outros tipos de potássio podem ser aplicados como um fertilizante para as plantas saudáveis.

Tipos

O potássio é comumente aplicado em fertilizantes NPK sólidos ou líquidos. Fertilizantes comerciais listam o três principais produtos químicos em porcentagens como 5-10-5. O primeiro número é Nitrogênio (N), o segundo é o fósforo (P) e o terceiro é o potássio (K). O fertilizante NPK sólido é granular e está espalhado em volta do jardim ou propagados nos gramados. O fertilizantes NPK líquido é aplicado com pulverização ou regando. O potássio é, algumas vezes, aplicadas através de sistemas de irrigação por gotejamento.

Função

O potássio em fertilizantes comerciais é solúvel em água, o que significa que se dissolve facilmente em água e pode ser absorvido pelas raízes das plantas. O potássio controla o estômato, as células das plantas que utilizam água. Sem potássio suficiente, o estômato não utiliza a água eficientemente e a planta não é saudável. Torna-se vulnerável a doenças e estresse por calor. O potássio também auxilia as enzimas que promovem a vida das plantas. Sem o potássio, a planta não pode circular os nutrientes para alimentar as raízes, folhas e frutos.

Benefícios

O potássio faz com que cresçam gramados verdes e saudáveis, promovendo o crescimento de caules verdes e robustos em raízes profundas. Ele ajuda as rosas e outras plantas com flores, estimulando o crescimento de caules fortes e flores bem desenvolvidas. Os agricultores dependem do potássio para a produção agrícola saudável. Plantas ricas em carboidratos, como batatas, precisam de potássio para o crescimento do tubérculo. O potássio regula o crescimento da planta, de modo que a fruta colhida esteja completamente formada, com alta qualidade e é mais fácil de se vender.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível