Os potes de vidro da marca Ball mais valiosos

Escrito por laura crawley | Traduzido por mariana rodrigues
Os potes de vidro da marca Ball mais valiosos
Potes de vidro Ball são embalagens populares desde 1885 (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Em 1885, os irmãos Ball, de Buffalo, Nova York, começaram a produzir uma embalagem tipo pote de vidro, que foi patenteada por John Mason em 1858. Elas se tornaram muito populares e conhecidas a partir dos anos 1880 até as embalagens atuais. Por muitos anos, não foram considerados itens de colecionador, porque eram produzidos em larga-escala, sendo comuns em muitas cozinhas. No entanto, recentemente, os potes passaram a ser comprados pelos colecionadores. Para avaliar o valor de um pote Ball vintage, você deve consultar livros sobre utensílios de vidro antigos e fóruns na internet devotados ao estudo das jarras Ball. Então, avaliar a cor, a marca e características, como tipo de tampa e a condição do pote.

Cor

Os potes mais comuns não têm cor ou são feitos em vidros claros. Muitos eram coloridos ou "realçados", de modo a prevenir que a luz do sol alcançasse a comida dentro do pote, preservando-a por mais tempo. Os vários tons de vidro azul-esverdeado ficaram conhecidos como "azul Ball" e sua cor característica vem da areia do lago Michigan, usada para criar o vidro. Os vidros azul Ball só foram feitos até 1937. Os tons de azul escuro, verde escuro e âmbar são as cores mais raras e, portanto, mais valiosas.

Os potes de vidro da marca Ball mais valiosos
A maior parte dos potes Ball é feita de vidro claro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Marcas

Os primeiros potes eram marcados com as iniciais ligadas: "BBGMCo", que significam Companhia Produtora de Vidros dos Irmãos Ball. Estes potes foram feitos entre 1885 e 1886, quando a empresa ainda estava em Buffalo, Nova York, e por isso ficaram conhecidos como "potes de Buffalo". Eles são valiosos por causa da idade e por terem sido produzidos em um curto período de tempo. Outro pote raro é marcado por "Ball Mason's N. Patent Nov. 30th 1858" e foi feito por Hahne and Co. em Newark, Nova Jersey; aparentemente só existem cinco ou seis destes. Os potes feitos no período do fim dos anos 1880 até 1893 são gravados com letras pretas em relevo, e letras manuscritas foram feitas depois de 1893.

Os potes de vidro da marca Ball mais valiosos
O pote de Natal é uma das raridades Ball (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Características

Uma das primeiras formas de tampa, ou uma característica rara como o revestimento de porcelana, irá tornar o objeto mais valioso. Os primeiros potes Ball foram chamados "selantes de cera" porque tinham uma tampa de estanho, abaixo da qual era colocada uma camada de cera para preservar o alimento. Potes um pouco mais recentes possuíam faixas de estanho e zinco, alguns destes com tampas de vidro, também são mais difíceis de ser encontrados. Poucos potes eram forrados com porcelana, também uma característica rara.

Os potes de vidro da marca Ball mais valiosos
As primeiras tampas dos potes Ball eram feitas de estanho, com selagem de cera por baixo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Avaliando o vidro

Você pode estimar o valor de um pode Ball, considerando quatro critérios principais: idade, cor, raridade e condição. Um pote Buffalo de 1885, por exemplo, valerá mais que um produzido em massa dos anos 1940. O raro pote de Natal, com marca dos anos 1890, ou de um verde escuro incomum, valerá mais que um moderno e claro. Se o pote estiver rachado, quebrado ou com a tampa e outras partes faltando será menos valioso que um similar em condições perfeitas.

Os potes de vidro da marca Ball mais valiosos
Âmbar é uma cor desejada para potes Ball (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível