Pouca comunicação em empresas

Escrito por emilia lamberto | Traduzido por carla yoshida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pouca comunicação em empresas
A comunicação é a chave para construir um negócio empresarial forte e de sucesso (Asian business people image by huaxiadragon from Fotolia.com)

A pouca comunicação está presente em muitas relações e causa problemas, especialmente quando a relação é empresarial. Ela se torna praticamente impossível de se ser detectada como o problema, sendo que não há troca de informações. Entender a comunicação nos negócios empresariais e os efeitos que ela tem sobre a organização é a única forma de saber como evitar os problemas dela no futuro.

Outras pessoas estão lendo

A importância da comunicação na empresa

Para construir fortes relações de negócios, a comunicação entre a empresa e os clientes deve estar presente, juntamente com a comunicação entre a empresa e seus empregados. A comunicação dever ser informativa, clara, precisa e bem planejada ou falada, de forma que a empresa funcione bem. Sem a comunicação adequada, a empresa não pode prosperar, porque não há forma alguma de compreender o que está ocorrendo com ela.

Formas de comunicação na empresa

A comunicação da empresa deve ser interna e externa. Qualquer comunicação que aconteça dentro ela, formal ou informal, é comunicação interna. Quando um grupo de pessoas se reúne para informar aos indivíduos que trabalham na empresa as novas políticas ou os problemas, isso é comunicação interna. Sem esse tipo de comunicação, os assuntos de interesse comum não são passados e os trabalhos são finalizados sem as novas informações. A comunicação externa é toda aquela que vai para fora da empresa, incluindo a comunicação com clientes e vendedores.

Causas de comunicação inadequada

A comunicação inadequada dentro da empresa pode ser causada quando seus supervisores e colegas de trabalhos raramente se engajam em conversas. Mesmo a pouca comunicação pode ser capaz de causar os mesmos problemas que a falta de comunicação. Algumas vezes, a pessoa que está responsável em retransmitir informações simplesmente não tem as habilidades para isso ou o gerente simplesmente não possui a experiência necessária para se comunicar com colegas de trabalho. Uma razão menos comum na falta de comunicação na empresa é a desorganização e os problemas de comunicação se somam a esse problema.

Efeitos dos problemas de comunicação

Em novembro de 2007, a Opinion Research Corporation postou os resultados de uma pesquisa sobre o local de trabalho, na qual 17% dos americanos que participaram responderam que a comunicação entre supervisores é a maior causa de reclamações. Suzanne L. Rey, executiva de recrutamento e autora com vinte anos de experiência, acredita que a pouca comunicação custa muito aos donos de empresas, diminuindo as vendas, a satisfação dos clientes, a satisfação do trabalho e a imagem da corporação, entre outros problemas.

Prevenindo a pouca comunicação

Ao falar, fale em uma velocidade e em um tom moderado. Use uma voz que atraia a atenção e evite estar muito alta ou muito baixa. Previna-se em se parecer tolo, evitando o uso e palavras básicas ou palavras que você não entenda completamente. Pratique a comunicação e a escrita. Treine para falar bem e se não se sentir confiante nas suas habilidades, faça com que alguém fale por você (alguém que fale melhor que você em público). Contrate um tradutor, se houver diferenças culturais na empresa. Com uma comunicação interna apropriada, a empresa terá melhor satisfação, menos reclamações e melhor produtividade e lucros. A comunicação externa permitirá melhores vendas, imagem e satisfação do cliente, entre outras coisas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível