Mais
×

O que fazer na praia em dia de chuva?

Dicas para aproveitar a praia mesmo na chuva
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Introdução

É impossível esconder a decepção. Você abre a janela esperando aquele baita sol e tudo o que vê é um dia cinza, nublado e com chuva. Claro que esse não é o cenário perfeito para quem planejou uma estadia perfeita na praia. Mas, como quem está na chuva tem que se molhar, o melhor a fazer é deixar as lamentações de lado e aproveitar o dia. Faça chuva, faça sol. Conheça as melhores opções para se divertir na praia mesmo em dias ruins.

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Ler um bom livro

Uma boa pedida para um dia de chuva é começar a ler aquele livro que você queria, mas para o qual não tinha conseguido achar tempo. Na correria do dia a dia, nossas leituras costumam ficar em segundo plano. Assim, a chuva pode ser uma ótima desculpa para botar a leitura em ordem. No tablet ou no papel, o que importa mesmo é abrir a cabeça para o mundo da literatura enquanto você espera a chuva dar lugar ao tão esperado dia de sol. Com certeza essa espera terá valido a pena.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Preparar drinks

Uma pedida mais sofisticada para aproveitar o dia de chuva é investir seu tempo no preparo de drinks. Aqui, toda experiência conta. É a hora de tentar, errar e acertar enquanto você mistura as mais diversas bebidas para inventar deliciosos coquetéis alcoólicos ou não-alcoólicos. Junte os amigos, procure receitas na internet e se divirta sendo barman por um dia. Só tome cuidado para não exagerar na mistura e no álcool. Senão, você acaba perdendo também o dia de sol com uma ressaca daquelas no dia seguinte.

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Conhecer um restaurante novo

Que tal aproveitar a chuva na praia para comer? Uma boa ideia é dedicar mais tempo para uma refeição completa, já que, em dias de praia, geralmente optamos por comidinhas rápidas e gordurosas. Aproveite a chuva para procurar um bom restaurante, reúna os amigos e familiares e passe um bom tempo apreciando os prazeres da mesa. Se for o caso, pesquise opções de bons restaurantes próximos ao local onde você estiver hospedado. Ou aproveite para ir àquele restaurante mais distante que você sempre quis conhecer. O investimento vai valer a pena.

Visage/Stockbyte/Getty Images

Tirar uma soneca

Para espantar o mau humor e aproveitar o merecido descanso, que tal dar uma boa cochilada? Com o barulho da chuva caindo lá fora, você tem o cenário perfeito para dormir como um anjo. Prepare seu melhor travesseiro, feche bem as cortinas e desligue o celular e o despertador. Um bom cochilo vai revitalizar suas energias para o restante das férias. Melhor ainda se tiver uma rede na casa da praia. O balançar da rede junto com o barulho da chuva são os ingredientes perfeitos para uma soneca revitalizante.

Digital Vision/Digital Vision/Getty Images

Música

Que tal aproveitar a falta de sol para relaxar enquanto escuta uma boa música? Com a correria do dia a dia, parar para simplesmente ouvir música é uma atividade que muitas vezes deixamos de lado. A chuva pode ser uma boa oportunidade para recuperar esse costume enquanto você repõe as energias do verão. Essa experiência revigorante vai te deixar ainda mais animado para aproveitar os dias de sol que estão por vir.

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Jogos

Uma boa alternativa para esperar a chuva passar é dedicar seu tempo a jogos e brincadeiras. Junte os amigos para um jogo de tabuleiro: é um jeito de reunir todo mundo em volta da mesa para se divertir. A boa notícia é que muitos jogos estão disponíveis no tablet, que trouxe de volta o prazer de jogá-los. É diversão na certa. Outra alternativa é o bom e velho jogo de cartas, como o buraco ou o truco. E tem também o dominó. O jogo, uma invenção chinesa, reúne dois pares de jogadores. Mas se você estiver mesmo entediado também dá para fazer aquelas fileiras de peças para o prazer de vê-las caindo uma por uma. Vale tudo para espantar o tédio de um dia de chuva na praia!

Pixland/Pixland/Getty Images

Bate-papo entre amigos

Outra boa ideia é aproveitar que a chuva reuniu todo mundo em um mesmo espaço para bater um papo entre amigos. Muitas vezes, na praia, as atividades do grupo se dispersam. Tem sempre aquele que não gosta de ir para o mar, outro que prefere ficar lendo um livro em silêncio ou outro ainda que quer tostar no sol. A chuva pode ser uma boa desculpa para uma descontraída conversa entre amigos. Faça alguns petiscos, prepare uma boa bebida e comece a conversa. Se o clima estiver bem descontraído, você pode sugerir até uma rodada de jogo da verdade! Aproveite a ótima companhia e boa sorte!

Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images

Cozinhar

Ao passar as férias na praia, a última coisa que você quer fazer é desperdiçar suas horas livres na cozinha, não é mesmo? Mas o que fazer num dia de chuva? Talvez essa seja uma boa desculpa para você preparar algum prato que há muito não fazia. Finalmente você terá tempo e disposição para preparar uma comida saudável, longe das frituras e dos quitutes da praia. É uma boa oportunidade para reunir os amigos e a família em um jantar especial com o barulhinho da chuva de fundo.

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Assistir a um filme

Aproveite a chuva para se sentar na poltrona e assistir a um bom filme em DVD ou Blu-ray. A chuva pode ser um dos únicos motivos para deixá-lo preso em casa por pelo menos duas horas. Por isso, aproveite para botar sua lista de filmes em dia. Ação, aventura, drama, comédia, suspense ou terror. Escolha um título do seu gênero favorito e aproveite para se divertir enquanto a chuva não dá trégua. Dá até para fazer uma maratona de filmes, se a chuva demorar a passar. Prepare uma pipoquinha e bom filme!

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Tomar banho de mar

Embora não seja uma opção aconselhável quando raios e trovões tomam conta do céu, tomar banho de mar quando está garoando pode ser divertido. Dentro do mar, seu corpo vai se acostumar à nova temperatura rapidamente. O problema vai ser na hora de sair, quando a diferença de temperatura pode causar algum incômodo. Aproveite o dia, faça chuva, faça sol. Mas preste atenção. Se o mar apresentar condições adversas - mar bravio, ondas acima dos dois metros ou raios e relâmpagos - saia imediatamente da praia e procure um lugar abrigado para esperar a chuva passar com segurança.