Mais
×

As praias mais bonitas do Brasil

O Brasil possui mais de duas mil praias em toda sua extensão
NA/AbleStock.com/Getty Images

Introdução

Se você vive no Brasil, pode sentir-se privilegiado. Banhado pelo Oceano Atlântico, o Brasil apresenta uma costa bem contornada que contribui para a formação das praias mais belas. O país possui 7.367 km de litoral. De norte a sul, são mais de duas mil praias, uma mais bonita que a outra. As praias variam também no estilo e na característica, desde as mais agitadas no Sul do País às mais tranquilas da região Nordeste. Enfim, escolher as praias mais bonitas do Brasil não é tarefa fácil. Prepare o seu traje de banho, o protetor solar e confira a nossa seleção, porque hoje vai dar praia!

Photodisc/Photodisc/Getty Images

Porto de Galinhas, PE

A praia mais famosa de Pernambuco possui infraestrutura de ponta para os turistas vindos das mais diversas regiões do planeta em busca de uma beleza paradisíaca. Na praia, corais e piscinas naturais se juntam para proporcionar uma das vistas mais exuberantes de todo o Nordeste. A região é conhecida também por abrigar uma rica biodiversidade que inclui animais exóticos, como cavalos marinhos. De noite, a praia mantém uma vida noturna agitada em praticamente todos os meses do ano. Isso sem contar a ampla oferta de hotéis, pousadas e restaurantes. Durante a maré baixa, não perca os passeios até os aquários naturais que se formam nos bancos de coral.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Jericoacoara, CE

A praia de Jericoacoara apresenta uma série de características que a diferencia da maioria das praias do Nordeste brasileiro. Além de belas formações rochosas, Jeri possui uma larga faixa de areia, ladeada por dezenas de coqueiros. Sem contar, é claro, na Duna Pôr-do-Sol, uma área de proteção ambiental (APP) que é composta por uma biodiversidade de fauna e flora totalmente preservada. Jericoacoara é a praia adequada para quem quer esquecer o estresse do cotidiano. Se você gosta de se aventurar, a praia também é um destino ideal. Jericoacoara atrai turistas e esportistas que estão atrás de bons ventos para o surfe e o windsurfe, além das belas dunas para a prática do sandboard.

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Praia do Forte, BA

A Praia do Forte está entre os principais destinos turísticos do norte da Bahia e do Brasil graças às suas belezas naturais. A praia se estende por 14 quilômetros por onde se pode ver a areia clara e cristalina, uma série de coqueiros, o mar azulado repleto de recifes, cardumes coloridos e tartarugas. Se você der sorte, entre julho e novembro, baleias jubarte costumam dar o ar da graça em águas baianas. Outra conhecida referência da Praia do Forte é o ecoturismo. O vilarejo de pescadores apresenta uma série de atrações, como as belas piscinas naturais e montarias a cavalo, passeios de bicicleta, tirolesa e quadriciclo.

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Copacabana, RJ

Também chamada de “princesinha do mar”, a praia de Copacabana é conhecida no mundo inteiro como um verdadeiro cartão-postal do litoral brasileiro. Possivelmente é a praia brasileira mais famosa no planeta graças à festa de Réveillon, quando os quatro quilômetros de extensão da praia ficam totalmente tomados por quem quer apreciar a notória queima de fogos. Copacabana possui uma longa faixa de areia e um calçadão por onde passam famosos e anônimos. Sem contar, é claro, a paisagem espetacular das montanhas que cercam a cidade do Rio de Janeiro. Se for à Copacabana, não esqueça de visitar o Posto Seis. Ali, você poderá encontrar peixes frescos trazidos direto pela colônia de pescadores.

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Praia do Francês, AL

A principal característica da Praia do Francês é o encanto do mar, que apresenta águas que variam do azul ao verde-escuro. O canto esquerdo da praia possui uma grande barreira de corais. Na parte da areia, há muitos bares e restaurantes à disposição dos turistas. Já o lado oposto é mais selvagem, cheio de ondas vigorosas que atraem os surfistas. A praia tem esse nome porque foram os franceses os primeiros a chegar. Na época, eles contrabandeavam clandestinamente milhares de exemplares do pau-brasil. A areia fofa e clara é outro diferencial da praia. Ela se junta à vegetação nativa de coqueirais e da restinga preservada. É simplesmente imperdível!

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Canoa Quebrada, CE

Canoa Quebrada é destino obrigatório para quem vai conhecer o Nordeste brasileiro. A praia possui, em toda sua extensão, uma areia muito clara e fofa. Sem contar as dunas monumentais, o mar esverdeado e as falésias alaranjadas em forma de meia-lua que deram o nome da praia. As famosas falésias nada mais são do que paredões íngremes formados pela ação erosiva do mar. Antigamente, Canoa Quebrada só era conhecida por mochileiros e viajantes esporádicos, mas cresceu tanto que hoje possui uma respeitável infraestrutura turística. Passeios por praias vizinhas podem ser feitos de buggy ou a cavalo. Não deixe de conferir o espetáculo natural do pôr-do-sol em contraste com as belas falésias, que parecem desenhadas à mão.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Praia da Conceição, SC

Uma das mais inexploradas de todo o litoral brasileiro, a Praia da Conceição se localiza na cidade de Bombinhas, em Santa Catarina. A região está repleta de piscinas naturais e costões para mergulho. Por essa razão, ela é o destino secreto de aventureiros de todo o mundo. Mas a praia ainda não foi descoberta pela maioria dos turistas. O local é tão inabitado que sequer apresenta ruas de acesso. Para chegar lá, é necessário ir pela areia. Na Praia da Conceição, há um mirante de onde é possível ter uma visão panorâmica da cidade, uma vista que você jamais vai esquecer.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Maresias, SP

Adequada tanto para surfistas quanto banhistas, Maresias é o destino queridinho do litoral de São Paulo. A praia se difere das demais graças à grande área de Mata Atlântica que permanece intacta. Além de suas belezas naturais, sobretudo pelo contraste entre a vegetação e a faixa de areia, Maresias apresenta uma das maiores infraestruturas do litoral norte paulista. São muitas opções de hotéis, pousadas, bares, restaurantes, comércios e boates. Por tudo isso Maresias se tornou um dos pólos turísticos mais sofisticados do Brasil e é um destino muito procurado inclusive por estrangeiros.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Garopaba, SC

Outro destino da costa catarinense muito procurado, Garobapa é um verdadeiro paraíso para surfistas do Brasil e do Mundo. Por conta do contorno característico da praia, as ondas que se formam são tão atraentes que viraram palco de campeonatos nacionais e internacionais de surfe. Em outro ponto da região, muitas famílias buscam o sossego do litoral para esquecer o estresse. Com 2 quilômetros de extensão, a Praia de Garopaba se divide em duas partes. Ao sul, fica a vila de pescadores. Ao norte, está localizada a parte mais urbanizada, com infraestrutura comercial e repleta de casas e apartamentos de veranistas. Entre maio e novembro, é possível avistar Baleias Francas passeando pela costa.

David De Lossy/Digital Vision/Getty Images

Ilha de Boipeba, BA

Um dos destinos mais preciosos de todo o Nordeste brasileiro, a Ilha de Boipeba é sinônimo de sossego e tranquilidade. Localizada na cidade de Cairu, no litoral baiano, a ilha mantém a vegetação original da Mata Atlântica e uma grande diversidade de fauna e flora. Ao todo, a ilha possui seis praias: Praia da Boca da Barra, Praia de Tacimirim, Praia da Cueira, Praia de Moreré, Praia de Bainema e Praia da Ponta dos Castelhanos ou Catu. Todas são destino obrigatório se você quer conhecer um dos lugares mais bonitos do Brasil. Entre os muitos passeios disponíveis aos turistas está uma visita à vila de pescadores e à Cova da Onça, um lugar que serviu de esconderijo para os jesuítas no século XVIII.