on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer uma prancha de surf de dedo

Uma prancha de dedo é usada para surfar em uma superfície reta como uma mesa. É uma atividade de faz-de-conta. As pranchas têm entre 7,5 cm e 33 cm de comprimento. Elas são feitas de plástico, espuma, argila polimerizada, fibra de vidro e madeira. A superfície da prancha é lisa ou embelezada com desenhos pintados ou adesivos. Um selante acrílico é aplicado à superfície para evitar arranhões. A prancha mais fácil de se fazer em casa é uma feita com argila polimerizada. A argila é facilmente manipulável no formato desejado e fica rígida no forno.

Instruções

Faça uma prancha de dedo com argila polimerizada branca (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Coloque o papel cera em uma superfície reta e lisa. Coloque a argila no centro do papel. Posicione as réguas em dois lados opostos da argila. Separe as réguas de modo que haja um espaço de 15 cm entre elas.

    Loading...
  2. Coloque o rolo de massa na superfície das réguas em um dos lados da argila. Estique o material entre as duas réguas até que ele tenha a mesma profundidade. Remova as réguas.

  3. Corte o formato de prancha desejado da argila. Remova o excesso. Arredonde e alise as bordas cortadas, fazendo o formato do nariz da prancha com os dedos. Por exemplo, corte uma prancha em formato de folha de coqueiro com 4 cm de largura e 15 cm de comprimento. Arredonde as bordas cortadas. Arredonde a ponta da forma de folha para criar o nariz. Corte a ponta da parte traseira da prancha de modo que ela tenha 2,5 cm de largura. Alise as bordas cortadas.

  4. Coloque as três tampas de garrafa em uma linha reta na fôrma. Coloque a prancha diretamente em cima das três tampas deixando o nariz passar da borda por 4 cm. Gentilmente, curve a ponta da prancha para baixo.

  5. Faça duas bolas de argila com aproximadamente 0,5 cm de diâmetro. Faça outra com aproximadamente 1 cm de diâmetro. Molde uma quilha de cada bola. Um formato de quilha comum lembra a barbatana de um golfinho, por exemplo. A quilha maior vai no centro da parte traseira da prancha e as duas menores ficam paralelas uma à outra bem na frente da maior.

  6. Posicione as três quilhas na parte de baixo da prancha. Coloque a maior a 1 cm da borda traseira e centralize-a. Alise a ligação entre a quilha e a prancha com o dedo. Posicione as outras duas quilhas menores a 9,5 mm à frente, em ambos os lados. Alise a ligação entre elas e a prancha com o dedo.

  7. Ligue o forno a 120 graus Celsius. Coloque a forma e deixe assar por 20 minutos. Remova a forma e deixe esfriar por 30 minutos.

  8. Esprema uma gota de tinta da tinta acrílica desejada em um prato descartável. Pinte a prancha com uma cor. Pinte desenhos adicionais na parte de cima e de baixo da prancha e deixe secar por 30 minutos.

  9. Agite uma lata de selante acrílico por 1 minuto e remova a tampa. Segure a lata a 30 cm da superfície da prancha. Passe uma camada fina do spray e deixe secar por 15 minutos. Repita o processo um total de três vezes na parte de cima e de baixo da prancha.

Loading...

O que você precisa

  • Pedaço quadrado de 30 cm de papel cera
  • Rolo de massa
  • 2 réguas
  • Argila polimerizada branca
  • 3 tampas de garrafa com 9,5 mm a 1,2 cm de altura
  • Forma
  • Forno
  • Luva de forno
  • Tinta acrílica
  • Prato descartável
  • Pincéis
  • Selante acrílico em spray

Referências

Loading ...
Loading ...