Pranchas para stand up paddle: topo macio versus regular

Escrito por nicole schmoll | Traduzido por william texeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pranchas para stand up paddle: topo macio versus regular
Stand up paddle é parecido com o surf (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Canoagem com pranchas stand up (também conhecido como stand up paddle, SUP, da sigla em inglês) é um esporte que cresce a cada dia e que está ganhando participantes rapidamente. Trata-se da combinação de surfe e canoagem e pode ser feito em águas salgada ou doce. Os canoístas podem surfar ondas, mas não precisam. As pranchas são projetadas para permitir que os pilotos fiquem em pé em água relativamente parada e remem de um ponto a outro. Dois tipos de pranchas são usadas por aqueles que estão aprendendo a praticar o esporte.

Outras pessoas estão lendo

Pranchas stand up de topo macio

Uma prancha de topo macio é uma excelente escolha para alguém novo no esporte. Todas devem ser escolhidas para coincidir com a altura e o peso da pessoa que irá usá-la - mas as pranchas de topo macio são únicas - na medida em que apresentam uma forma grande e larga, e superfície macia com uma almofada de tração que torna mais fácil ficar de pé e manter o equilíbrio. Quilhas de nariz e de cauda ajudam os pilotos inexperientes a fazer curvas, e as pranchas de topo macio são feitas de fibra de vidro epóxi com um núcleo de espuma, tornando-a mais fácil de levantar e transportar. Estas pranchas vêm em uma variedade de tamanhos.

Pranchas regulares

Pranchas regulares são feitas de madeira ou fibra de vidro epóxi dura. Muitas apresentam almofadas de tração, embora muitas não possuam. Se você comprar uma prancha stand up sem uma almofada de tração, compre parafina e encere o topo antes de usá-la, para fornecer tração que evita escorregar e cair na água. Pranchas regulares têm topos rígidos, que as distingue das pranchas de topo macio. Elas são mais pesadas, mas também são adequadas para surfistas iniciantes. Muitas têm entre 3 m e 3,3 m de comprimento e apresentam quilhas frontais e traseiras, bem como barbatanas, para acomodar uma variedade de níveis de habilidade e condições da água, incluindo surf em águas agitadas e passeios de onda.

Acessórios

Além de uma prancha, as pessoas que desejam praticar este esporte agradável devem adquirir um remo stand up, colete salva-vidas e, possivelmente, uma roupa de neoprene, dependendo de onde você pretende surfar. Remos stand up têm eixos angulares ou alças. Selecione um remo que seja entre 15 cm a 20 cm mais alto do que a sua altura e vista um colete salva-vidas ou colete inflável, similar ao tipo usado em mergulho de superfície para se proteger caso caia na água e bata a cabeça ou seja de outra forma incapaz de nadar por um momento. Se você pretende surfar em água fria, use uma roupa de neoprene de mangas e pernas compridas.

Mecânica do esporte

O esporte oferece àqueles que o praticam um treino de corpo inteiro. Pessoas que gostam de esqui o usam como um método de treinamento, assim como aqueles que praticam snowboard. Este tipo de canoagem é também uma forma relaxante para desfrutar da água. Muitos o comparam a andar sobre a água. Ter algumas aulas de SUP é uma ótima maneira de se familiarizar com o esporte. Pratique a postura adequada, o que requer os pés em paralelo e posicionados cerca de 45 cm a 60 cm de distância na parte superior central da prancha. Ao contrário de surfar, os praticantes de SUP ficam em linha reta na prancha, virados para a frente ou para o nariz da prancha. Aprenda a remar, movendo-se através de águas calmas no início, antes de avançar para águas caudalosas. Pratique movimentos comuns como remadas laterais, remadas para trás e remadas de mar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível