Como fazer uma prateleira acima do vaso sanitário

Escrito por will charpentier | Traduzido por david henrique pires ferraz
Como fazer uma prateleira acima do vaso sanitário
Aproveite o espaço extra de armazenamento em um banheiro (David De Lossy/Digital Vision/Getty Images)

Um espaço de armazenamento extra no banheiro é sempre bom, e uma prateleira acima do vaso sanitário explora um local frequentemente ignorado. A prateleira pode ser tão complicada quanto uma peça de mobília cara, com prateleiras para objetos de decoração aos lados de um gabinete com portas elaboradas, mas a maioria é simples como uma prateleira de livros com a frente aberta.

Instruções

    Como fazer a prateleira

  1. 1

    Primeiramente, corte a madeira como segue: Laterais: duas peças medindo 1,70 m de comprimento, 25 cm de largura e 2,5 cm de espessura. Topo: uma peça medindo 78 cm de comprimento, 25 cm de largura e 2,5 cm de espessura. Prateleiras: três peças medindo 75 cm de comprimento, 25 cm de largura e 2,5 cm de espessura. Fundo: Tábua de compensado, medindo 80 cm de comprimento, 78 cm de largura e 0,5 cm de espessura. Meça cada parte individualmente antes de cortar. Note que o topo é ligeiramente maior que as prateleiras, já que ele será preso na borda superior das laterais, e não entre as laterais.

  2. 2

    A seguir, meça e marque a madeira nos locais de fixação das prateleiras. A partir da base de cada lateral, faça uma marca nos 90 cm. Use o esquadro para desenhar uma linha com a largura da madeira no interior do painel lateral para marcar a localização da base da primeira prateleira. Em seguida, meça mais 2 cm e faça uma segunda linha para marcar o topo da primeira prateleira. Repita o processo para as outras duas prateleiras.

  3. 3

    Comece a construir a armação da peça prendendo o topo às laterais. Aplique uma camada fina de cola de madeira ao topo de cada lado e, então, pregue a peça superior, primeiro em um lado e depois no outro. Prenda o painel traseiro às laterais com pregos a cada 15 cm e ao topo com pelo menos três pregos.

  4. 4

    O próximo passo é instalar as prateleiras. Instale a prateleira de baixo primeiro, para dar alguma rigidez à estrutura e facilitar a instalação das demais. Assim como antes, aplique uma fina camada de cola de madeira às bordas das prateleiras e entre as duas marcas no interior das laterais do móvel, que mostra onde as prateleiras deverão ser presas às laterais. Encaixe as prateleiras usando essas marcas e prenda a prateleira a cada lado com pregos. Apesar de estar usando cola de madeira nas prateleiras e no topo, não é necessário prendê-las com abraçadeiras, já que as peças serão pregadas e coladas. Repita o processo para as prateleiras restantes até que todas estejam instaladas.

  5. 5

    Cubra os lados e bordas expostas das laterais e prateleiras com fórmica ou vinil, ou envernize e use um acabamento em madeira para cobrir as bordas expostas. O acabamento em madeira poderá contrair-se no ambiente úmido do banheiro, a menos que ele seja armazenado no local de cinco a seis dias antes da instalação, de modo que possa habituar-se à umidade. Ao prender a peça pronta no banheiro, use suportes de ângulos pequenos entre a parede e o topo.

Dicas & Advertências

  • As dimensões dadas são apenas um ponto de partida. Projete e adapte o tamanho para atender a necessidades específicas. O único limite é a imaginação.
  • Tome cuidado. Qualquer projeto de carpintaria envolve potencial significativo para cortes, impactos e lesões.

O que você precisa?

  • Madeira
  • Ferramentas básicas de carpintaria incluindo um esquadro
  • Cola de madeira
  • Pregos de 3 cm para acabamento
  • Suportes de ângulos pequenos

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível