×
Loading ...

Como fazer uma prateleira deslizante

Atualizado em 23 março, 2017

A prateleira deslizante é uma versão moderna da prateleira dobrável. A prateleira dobrável permitia abrir uma parte extra se itens maiores precisassem ser guardados. A prateleira deslizante permite que você aumente o espaço disponível e guarde itens maiores deslizando um pedaço dela. Criar uma prateleira deslizante é simples, especialmente se a unidade da prateleira já estiver construída.

Instruções

Faça uma prateleira deslizante para guardar itens maiores (Image Source/Photodisc/Getty Images)
  1. Decida qual prateleira será transformada em deslizante. Isso pode ser parte de uma unidade existente ou uma adição a uma estante recém construída. Faça marcações onde a prateleira deslizante será instalada. Ela deve ter a medida das prateleiras original com alguns centímetros a menos.

    Loading...
  2. Desenhe uma linha reta através da prateleira onde o corte será feito usando as marcas como guias. Use o esquadro para assegurar que a angulação esteja correta. Desenhe uma linha reta através da estante onde a prateleira deslizante começará e onde terminará.

  3. Corte a prateleira onde as linhas foram desenhadas até que a peça de madeira possa ser removida da estante. Lixe as bordas da prateleira até que elas estejam lisas.

  4. Meça o comprimento do pedaço removido da estante. Em uma ponta, meça 2,5 cm para dentro e faça uma marca. Continue esse padrão de 2,5 cm até que a peça esteja toda marcada. Conecte as marcas na largura da prateleira, criando linhas longas. Por exemplo, se a prateleira medir 37,5 cm, faça 14 marcas para que 15 seções sejam criadas.

  5. Use a serra para cortar as seções e lixe as bordas. Coloque as peças próximas umas às outras e alinhe-as, como se não tivessem sido cortadas.

  6. Meça a lona de algodão para que ela tenha a mesma largura da prateleira cortada. O comprimento deve ser igual ao da prateleira mais 18 cm a 25 cm adicionais. Corte a lona de algodão com uma tesoura.

  7. Aplique cola de madeira na superfície superior das peças da prateleira cortadas nos Passos 4 e 5. Alinhe a lona de algodão e coloque-a em cima das peças, não deixando espaços entre elas. Elas devem ser pressionadas firmemente. Deixe secar antes de continuar.

  8. Aplique cola na seção remanescente da lona de algodão. no mesmo lado ao qual os blocos de madeira foram anexados. Alinhe a lona à ponta da prateleira na unidade onde ela será instalada. Antes de aplicar a cola e pressionar, garanta que as seções de madeira estejam alinhadas à ponta da prateleira. Aplique pressão quando estiver tudo pronto. Deixe secar com a prateleira deslizante dentro para ter mais suporte.

  9. Deslize a prateleira após ter secado. Ela deve se desenrolar e encontrar o corte feito antes para que nenhum ajuste maior seja feito na prateleira cortada. Decore a unidade como desejar.

Loading...

O que você precisa

  • Unidade de prateleira pré-existente
  • Esquadro
  • Serra
  • Lixa
  • Cola de madeira
  • Lápis
  • Tesoura
  • Lona de algodão

Referências

Loading ...
Loading ...