on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer uma prateleira de madeira na parede para guardar taças de vinho

Atualizado em 23 março, 2017

Uma prateleira para taças de vinho é uma boa opção caso lhe falte espaço no armário, ou se você tem taças bonitas o suficiente para servirem de decoração por conta própria. Prateleiras na parede usam um suporte vertical com as taças penduradas paralelas à parede. Essas instruções servem para construir uma estante para taças de tamanho padrão. Você precisará ajustar as dimensões para encaixar taças de conhaque, champanhe ou margarita.

Instruções

Uma estante para taças de vinho é uma solução elegante para o armazenamento das peças (wine glass image by timur1970 from Fotolia.com)

    Prepare o fundo

  1. Use a tábua de 30 cm x 60 cm para fazer o fundo. Fure três linhas com três furos usando uma broca com 3 mm a menos que o diâmetro dos parafusos de 4 cm. Faça as linhas paralelas à lateral menor da tábua, com furos a 2,5 cm, 15 cm e 27,5 cm da lateral maior. Faça as linhas a 1,5 cm, 20 cm e 40 cm de uma das laterais menores da tábua.

    Loading...
  2. Faça dois furos na peça do fundo usando uma broca do mesmo diâmetro que a base dos parafusos de 7 cm. Fure na metade da tábua, entre as laterais maiores, com cada furo a 15 cm de uma das laterais menores da tábua.

  3. Aumente um dos lados de cada furo que você fez no segundo passo, usando uma broca com o mesmo diâmetro que a cabeça dos parafusos de 7 cm. Aumente cada buraco até chegar a uma profundidade de cerca de 7 mm.

  4. Lixe todas as superfícies da peça de fundo.

  5. Aplique uma camada de verniz em todas as superfícies da peça de fundo. Deixe secar bem.

    Prepare o suporte

  1. Use uma tábua de 15 cm x 30 cm para fazer o suporte. Faça três furos no centro de uma das faces de 30 cm, usando uma broca com 3 mm a menos que o diâmetro do parafuso de 4 cm. Faça os furos a 2,5 cm, 15 cm e 27,5 cm de uma das pontas, com uma profundidade de 7 mm.

  2. Use a broca rotativa para fazer dois furos com 2,5 cm de diâmetro na superfície do suporte. Ambos os furos devem estar centrados entre as laterais maiores da tábua, cada um a 15 cm de umas das laterais menores. Se você não tiver experiencia usando um broca rotativa, comece fazendo um furo de 7 mm e vá aumentando com brocas maiores progressivamente.

  3. Corte uma linha com a serra tico-tico que vá da lateral não furada de 30 cm da tábua até a lateral com o furo rotativo. Comece a linha a 15 cm da lateral de 15 cm mais próxima. Aumente a linha em 3 mm em cada lado, para que fique com 7 mm de largura.

  4. Repita o terceiro passo para cortar uma segunda linha entre a lateral e o furo rotativo.

  5. Repita do passo 1 ao passo 4 para preparar os outros dois suportes.

  6. Lixe todas as superfícies dos três suportes.

  7. Aplique uma camada de verniz em todas as superfícies de cada tábua. Deixe secar bem.

    Montagem e instalação

  1. Aplique uma fina camada de cola de madeira na lateral furada de um dos suportes. Coloque contra a face frontal (a face com os furos alargados) do fundo, junto a uma das linhas de furos que você fez. Prenda no lugar usando três parafusos para madeira de 4 cm, através da peça de fundo e do suporte.

  2. Repita o passo 3 com os outros dois suportes.

  3. Aplique camadas adicionais de verniz em todas as superfícies visíveis, exceto na parte traseira da peça do fundo, até que chegue a um tom que você goste.

  4. Coloque a estante no lugar, centralizando os dois furos mais largos por cima de vigas da parede. Prenda no lugar com parafusos para madeira de 7 cm.

  5. Passe massa por cima dos furos, se desejar. Isso dará um acabamento mais refinado ao produto final, mas tornará a remoção da estante um pouco mais difícil.

Loading...

O que você precisa

  • Tábua de pinho, 2,5 cm x 30 cm x 60 cm
  • 3 tábuas de pinho, 2,5 cm x 30 cm x 15 cm
  • 9 parafusos para madeira, 4 cm
  • 2 parafusos para madeira, 7 cm
  • Furadeira elétrica com broca de chave de fenda e de furação
  • Broca de rosca de 2,5 cm (não costuma acompanhar o jogo de brocas padrão)
  • Cola de madeira
  • Pano
  • Serra tico-tico
  • Lixa de papel
  • Verniz ou tinta que combine com a sua cozinha
  • Pincel

Referências

Loading ...
Loading ...