Mais
×

Como fazer prateleiras suspensas para espaços pequenos

Atualizado em 17 abril, 2017

Todo mundo tem espaços pequenos e não utilizados em sua casa que são desperdiçados porque as soluções de armazenamento padrão não são projetadas para caber nesses lugares. Você pode fazer suas próprias prateleiras suspensas, que além de práticas, são atrativas por serem presas por uma corrente. Ao fazer essas prateleiras, você pode ajustar o armazenamento no espaço entre os armários, sob as escadas ou em outros lugares que ficariam vazios.

Instruções

Coloque prateleiras naquele espaço pequeno e esquecido (Jeffrey Hamilton/Photodisc/Getty Images)
  1. Corte um pedaço de madeira com uma serra de bancada para que a madeira caiba no espaço que você escolheu. Use esta peça como modelo para cortar a quantidade desejada de prateleiras.

  2. Faça suportes cortando a madeira de 5 x 10 cm na largura do espaço. Faça um apoio para cada prateleira que quiser pendurar.

  3. Prenda os suportes na horizontal na parede em uma coluna vertical, um apoio por cima do outro, de acordo com o espaçamento desejado entre as prateleiras. Fixe os apoios na parede com parafusos e uma furadeira. Coloque um parafuso a cada 15 cm para dar mais estabilidade.

  4. Coloque um pedaço de madeira compensada no apoio mais baixo. Empurre a extremidade traseira da madeira contra a parede.

  5. Perfure a madeira ao longo da extremidade traseira onde ela fica sobre o suporte e fixe-a no lugar com parafusos. Repita o processo para cada prateleira.

  6. Parafuse quatro ganchos de rosca em cada um dos cantos da superfície da prateleira superior. Os ganchos devem apontar para cima quando estiverem parafusados.

  7. Insira mais quatro ganchos no teto ou na parte superior do espaço, por cima da prateleira mais alta. Eles devem estar apontando para baixo, diretamente acima dos ganchos na prateleira superior.

  8. Pendure uma corrente a partir de cada gancho preso no teto assim elas ficarão penduradas para baixo. Deixe-as longas o bastante para alcançarem os ganchos na prateleira superior.

  9. Corte a corrente com um alicate. Encaixe-as nos ganchos da prateleira superior. Elas devem ficar apertadas e devem segurar a prateleira de uma forma segura.

  10. Coloque ganchos na parte de cima da segunda prateleira e embaixo da prateleira superior. Conecte-as da mesma forma que você fez na primeira, com a corrente em cada canto.

  11. Coloque os ganchos e as correntes em cada prateleira do mesmo modo, até que a corrente esteja segurando todas as prateleiras.

Dicas

  • Você pode pulverizar tinta nas correntes para deixá-las combinando com as prateleiras.

Aviso

  • Não instale as prateleiras em uma parede fraca ou que esteja se deteriorando; ela pode não aguentar o peso do conjunto.

O que você precisa

  • Madeira compensada
  • Serra de bancada
  • Madeira de 5 x 10 cm
  • Furadeira
  • Parafusos para madeira
  • Ganchos de rosca
  • Corrente
  • Alicate para arame
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article