Pode ser praticado atividade física com hemorróidas?

Escrito por jon williams | Traduzido por tiago tostes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pode ser praticado atividade física com hemorróidas?
É possível exercitar-se com hemorroidas? (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O exercício físico, principalmente aeróbico, melhora a saúde cardiovascular e respiratória, aumenta a aptidão muscular, melhora o humor e queima calorias. Além de todos esses benefícios, certos tipos de exercício podem prevenir hemorroidas. Por outro lado, outras formas de atividades físicas podem piorá-las. Não deixe de exercitar-se por causa delas, apenas escolha o exercício certo.

Outras pessoas estão lendo

Hemorroidas internas

Muitas pessoas têm hemorroidas e não sabem. As hemorroidas internas se formam no fundo do canal anal e muitas vezes não causam desconforto, apenas uma pequena irritação. Elas não representam um risco significativo para a saúde. A única maneira de saber se você tem hemorroidas é se tiver um pouco de sangue nas fezes. O sangue será, geralmente, vermelho brilhante. Se você notar sangramento nas fezes, consulte um médico para verificar se há outras condições potencialmente mais graves.

Hemorroidas externas

As hemorroidas externas se formam na borda do ânus. Elas se apresentam como massas vermelhas ou roxas, e, ao menos que você seja um mestre em contorcionismo ou tenha habilidades com um espelho, é improvável que a identifique por inspeção visual. Você saberá que tem uma, porque ela causa coceira, dor e sensibilidade. Elas também podem secretar muco ou sangue. As hemorroidas externas geralmente são pequenas, mas podem vir a ser do tamanho de uma bola de golfe. Se você tiver desconforto ou dor persistentes, consulte o seu médico, que o ajudará a avaliar a gravidade do problema e recomendará tratamentos.

Causas

A maioria das pessoas desenvolve hemorroidas em algum momento de suas vidas. Elas aparecem quando as veias do trato anal ou em torno do ânus dilatam e formam um pequeno balão ingurgitado. Ao envelhecer, as veias perdem um pouco a elasticidade e se tornam mais vulneráveis ​​a essa condição. O trato anal atravessa a parte mais baixa do sistema circulatório, que leva sangue do coração para o fígado. A gravidade contribui para que o sangue se acumule na área, mas certas condições podem provocar hemorroidas naqueles que são mais vulneráveis. A constipação crônica aumenta a pressão ao evacuar, e a tensão muscular no levantamento de peso também pode dilatar as veias ao redor do ânus.

Exercícios e atividades a evitar

Se você sofre de hemorroidas, evite as atividades que causam dor ou desconforto. Andar a cavalo, de bicicleta ou de remo pode provocar uma pressão extra sobre as áreas sensíveis. Não faça atividades que colocam pressão sobre suas costas e abdômen, incluindo levantamento de peso ou treinamento de resistência durante os episódios agudos.

Exercícios que ajudam

Os exercícios que aumentam o fluxo sanguíneo fornecem nutrientes e oxigênio para a área afetada, reduzindo a inflamação. Atividades aeróbicas como caminhada, corrida e natação podem reduzir os sintomas e também diminuir o risco de desenvolver hemorroidas, aumentando a elasticidade vascular. Outros exercícios, tais como o ioga, melhoram o tônus ​​muscular da área e fortalecem o tecido de suporte. Se você tiver tendência para desenvolver hemorroidas, faça exercícios específicos que tonificam e fortalecem o músculo do esfíncter. Enquanto estiver em pé ou sentado, faça exercícios apertando e relaxando os músculos do glúteo.

Dieta

Não conte com o exercício sozinho. Inclua fibras em sua dieta para melhorar a motilidade de seu intestino, e beba líquidos durante o dia todo para se manter hidratado e evitar a prisão de ventre. Consulte o seu médico se tiver dor, desconforto ou sangue nas fezes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível