Práticas organizacionais de liderança

Escrito por contributing writer | Traduzido por elia regina previato
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Práticas organizacionais de liderança
Lideranças fortes fortalecem o processo organizacional (business image by peter Hires Images from Fotolia.com)

A liderança é muito importante dentro de uma organização e aos lideres são atribuídas as responsabilidades de motivar, inspirar e encorajar colegas de trabalho, gerentes e subordinados, para que completem com sucesso tarefas e atribuições de trabalho, devendo também retratar características de integridade e ética. Uma empresa forte e bem alinhada geralmente tem um grupo de liderança funcional bem desenvolvido que aumenta suas operações.

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Liderança

A liderança é a "arte" de influenciar e orientar pessoas para seguir um plano concebido dentro de uma organização ou processo. Ela oferece às pessoas a oportunidade de realizar os objetivos e cumprir as metas, enquanto "treinam" os indivíduos, para que se esforcem ao máximo na realização das tarefas atribuídas. A liderança tem o papel de escutar, dar o exemplo interno e organizar, para que os outros reproduzam as atitudes da liderança, exibindo equilíbrio e fornecendo soluções para os problemas. Os líderes também devem ter conhecimento do desenvolvimento de planos estratégicos para a organização.

Atividades de planejamento

O planejamento é um processo dinâmico de identificação de recursos e métodos necessários para realizar tarefas, objetivos e metas estabelecidas. A liderança prioriza projetos relacionados ao planejamento estratégico, que são elaborados para atingir os resultados desejados pela empresa. Os líderes têm a tarefa de participar de outros aspectos do planejamento organizacional, como planejamento de projetos, de ações e de negócios.

Organização

Um processo de organização ou de gestão não pode otimizar suas operações sem ser organizado, isso quer dizer que deve configurar e alocar recursos humanos e físicos para alcançar os objetivos e as metas que se originaram no planejamento estratégico ou processo de planejamento. Os líderes projetam as funções, as tarefas e as responsabilidades de trabalho com a responsabilidade adicional de organizar o pessoal de acordo com os planos de trabalho estabelecidos.

Coordenação

Para alcançar os objetivos de forma eficaz, um líder deve saber se comunicar e coordenar junto com os outros gestores dentro de uma empresa. Coordenar é a prática de monitorar recursos com outros grupos ou indivíduos para compartilhar recursos, planos e ideias. Gestão de qualidade total (TQM) é um processo que estimula contribuições de outros gestores e departamentos fora do âmbito normal da jurisdição de um líder dentro de uma organização. Um exemplo de coordenação é uma equipe de médicos e enfermeiros que trabalha em um projeto de pesquisa médica.

Observação e avaliação

Uma organização deve observar e avaliar a eficácia do seu funcionamento e os líderes são seus "olhos e ouvidos", ao observar e avaliar os funcionários, o gerenciamento de operações e o ambiente de trabalho. A observação inclui a comunicação com o pessoal de linha de produção e de supervisão e com os colegas de trabalho. A avaliação é um processo constante de revisão de recursos humanos e físicos que possam fortalecer uma fraqueza organizacional aparente. Dentro de uma empresa, a liderança deve desenvolver um processo de avaliação ou programa de auditoria para avaliar a eficácia dos recursos (humanos e físicos) atribuídos a uma divisão, um departamento ou uma filial.

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